São Paulo

Diniz x Portaluppi: técnicos se reencontram e brigam pela final da Copa do Brasil

Foto: Hipólito Pereira/ Divulgação/ Fluminense

Nesta quarta-feira (23), às 21h30 (horário de Brasília) Grêmio e São Paulo se enfrentam pela Semifinal da Copa do Brasil. O duelo marcará o reencontro de vários jogadores que já vestiram as duas camisas, porém, outro encontro interessante e especial será dos dois técnicos, Fernando Diniz ao comando da equipe paulista e Renato Portaluppi, do tricolor gaúcho.

Velhos amigos desde os tempos de Fluminense, Renato já foi treinador de Diniz em 2002 pela equipe carioca. Nessa oportunidade, Fernando Diniz vestiu a camisa 9 e 20 e era meio campista da equipe que, chegaria à semifinal do Campeonato Brasileiro, mas acabou sendo eliminado pelo Corinthians.

– Nós sempre nos demos bem, nós trabalhamos juntos no Fluminense e já nos enfrentamos várias vezes também. Sempre mantivemos a amizade. Fico contente que ele está fazendo um grande trabalho no São Paulo, até pouco tempo era mais um treinador desacreditado e hoje o trabalho dele está sendo bem reconhecido. Ele está de parabéns. Fico feliz de enfrentar um amigo meu à frente de um grande Clube, o São Paulo. – declarou Renato em entrevista à Grêmio Tv.

Na época, mesmo muito jovem, Diniz sempre teve interesse em saber sobre as questões táticas. Se dedicava ao máximo, tinha muita concentração nas partidas e exercia um papel de liderança na equipe.

Hoje, o duelo marcará o reencontro de dois amigos que são os técnicos há mais tempo no cargo de suas equipes no País. Renato Gaúcho está à frente do Grêmio desde 2016, enquanto Fernando Diniz está no comando técnico do São Paulo desde Setembro de 2019.

Como treinadores, se enfrentaram somente 4 vezes: uma vitória para cada equipe e 2 empates. Na primeira oportunidade, Fernando Diniz estava no comando técnico do Athletico Paranaense e saiu da Arena do Grêmio com um empate em 0 a 0 pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro (2018). No segundo jogo entre os dois, Fernando comandava o Fluminense. Pela 3ª rodada do Brasileirão de 2019, o Grêmio estava ganhando por 3 a 0 mas foi surpreendido pela equipe de Diniz e sofreu uma virada por 5 a 4 em Porto Alegre. Em 2019, pela 36ª rodada, Fernando Diniz já estava no São Paulo mas o Grêmio levou a melhor ganhando por 3 a 0 novamente na Arena do Grêmio, com dois gols de Luciano, que hoje está na equipe são-paulina. No último encontro entre os dois em Outubro deste ano, as duas equipes não saíram do 0 a 0 no Morumbi.

Mas mesmo com os técnicos com experiência e realizando um ótimo trabalho à frente de suas equipes, o confronto entre São Paulo e Grêmio pela Copa do Brasil é bem equilibrado. Desde 1998, são 8 jogos – 3 vitórias gaúchas, 2 são-paulinas e 3 empates. Cada equipe marcou 10 gols e ainda não tivemos um resultado com mais de dois gols de diferença.

O São Paulo ainda não possui um título da Copa do Brasil. Fernando Diniz busca seu primeiro título expressivo à frente de um grande Clube. Já o Grêmio busca o seu sexto título na competição e Renato Portaluppi mira o segundo comandando a equipe gaúcha.

Para saber tudo sobre o São Paulo siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo