Tênis
Djokovic testa positivo para coronavírus e pede desculpas por infecções no Adria Tour
— Continua depois da publicidade —
Atual número 1 do mundo no ranking da ATP (Associação de Tenistas Profissionais), Novak Djokovic anunciou nesta terça-feira (23) que testou positivo para a Covid-19. O sérvio foi o quarto tenista que disputou o Adria Tour, torneio de exibição promovido por ele mesmo, a contrair a doença. Antes dele, Grigor Dimitrov, Borna Coric e Viktor Troicki foram infectados.
Por meio de um comunicado em seu site oficial, o tenista anunciou que ele e a esposa, Jelena Djokovic, testaram positivo para a doença, e aproveitou para se desculpar pelos outros casos de infecção contraídos durante o torneio.
“Nós fomos testados assim que chegamos em Belgrado (Sérvia). Meu resultado foi positivo, assim como o de Jelena, enquanto nossas crianças testaram negativo. Tudo o que fizemos no último mês foi de coração puro e com a melhor das intenções. Nosso torneio tinha intenção de unir e compartilhar uma mensagem de solidariedade e compaixão em toda a região. O Adria Tour foi projetado para ajudar os jogadores de tênis estabelecidos e futuros do sudeste da Europa a obter acesso a algum tênis competitivo enquanto os vários tours estão em espera, devido à situação da COVID-19”, disse Djokovic.
“Organizamos o torneio no momento em que o vírus enfraqueceu, acreditando que as condições para sediar o Tour haviam sido cumpridas. Infelizmente, esse vírus ainda está presente e é uma nova realidade que ainda estamos aprendendo a lidar e conviver. Espero que as coisas diminuam com o tempo, para que todos possamos retomar nossas vidas como eram. Sinto muito por cada caso individual de infecção. Espero que isso não complique a situação de saúde de ninguém e que todos fiquem bem. Vou permanecer em auto-isolamento pelos próximos 14 dias e repetir o teste em cinco dias”, finalizou.
Pouco tempo após Djokovic anunciar que testou positivo para a Covid-19, a organização do Adria Tour se reuniu e decidiu cancelar o torneio, que ainda seria disputado nas cidades de Banja Luka e Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina.
A competição amistosa já tinha passado pelas cidades de Belgrado, na Sérvia, e Zadar, na Croácia. No último domingo (21), a decisão da etapa da Croácia, entre Djokovic e Andrey Rublev, foi cancelada após Grigor Dimitrov anunciar que estava com a doença.
Desde o início, o Adria Tour vem sendo alvo de críticas por conta de ações promocionais envolvendo os atletas e a presença do público nas partidas, mesmo em meio à pandemia do coronavírus.
Apesar disso, Novak Djokovic decidiu seguir com a competição. Segundo ele, os países escolhidos para receber o torneio estariam em uma situação bem diferente dos lugares onde a doença se propagou em maior escala e todos os procedimentos estavam sendo realizados de acordo com o que é permitido pelos órgãos governamentais e de saúde.