Conhecido por revelar talentos, a base do América-MG colheu diversos frutos do bom trabalho do clube com o seu “DNA formador”. Com destaques e boas atuações nas competições, o América não conseguiu títulos, mas foi o melhor mineiro nos torneios e conseguiu bons nomes de destaque que podem ser aproveitados no profissional nos próximos anos.
Mas afinal, como foi o retrospecto do Coelhãozinho nas principais competições da categoria?
Campanha no Brasileiro sub-20
Na primeira fase do Brasileiro Sub-20, o Coelho ficou em terceiro no Grupo A, com 18 pontos, sendo 5 vitorias, 3 empates e uma derrota. Sendo o único time mineiro a avançar para as fases finais. A equipe não conseguiu passar das quartas de final, quando enfrentou a equipe do Corinthians, perdendo por 2 a 0 na partida de ida, o Coelhãozinho até reverteu o placar, mas nas penalidades a equipe paulista levou a melhor a avançou as semifinais.
Campanha na Copinha São Paulo
Na copinha, o Coelho chegou até as semifinais, sendo novamente o único mineiro a chegar na fase. Em 8 partidas na competição, foram 3 vitorias, 4 empates e uma derrota, com 10 gols marcados e 8 sofridos. Por melhor que tenha sido a colocação do Coelhãozinho na competição, o América não conseguiu enfrentar o Santos de igual para igual e acabou goleado na semifinal por 3 a 0.
Campanha no mineiro sub-20
Já no campeonato mineiro da categoria, o América-MG se classificou na primeira fase, em 4º lugar com 12 vitorias, 5 empates e apenas 3 derrotas e enfrentou o Betim nas quartas de final, depois de perder na ida por 2 a 1, o Coelhãozinho venceu por 2 a 0 e chegou às semifinais em um clássico contra o Atlético-MG, e bastou apenas uma vitória por 1 a 0 na ida e um empate na volta. Na finalíssima do Cruzeiro a vitória simples por 1 a 0 no primeiro jogo não foi suficiente para segurar o título após perder por 2 a 0 na volta. Com isso o sub-20 fechou a competição em 2º lugar com 15 vitorias, 6 empates e 5 derrotas.
Campanha Copa do Brasil sub-20
A ultima competição da categoria para o DNA Formador, foi a Copa do Brasil Sub-20, da qual o América não fez boa campanha, depois de eliminar o Goiás na primeira fase, a equipe acabou sendo eliminada nas oitavas de final para o Flamengo. Com duas derrotas e um placar agregado de 3 a 0 para os rubro negros.
O que esperar do futuro?
Agora, sem treinador, já que William Batista foi para o sub-20 do Vasco, os atletas estão em preparação para a Copinha de 2023 desde o começo de dezembro. A equipe possui alguns destaques nas competições, como o goleiro Cassio, o zagueiro Júlio e os atacantes Adyson e Renato Marques, que inclusive fizeram alguns treinos com o time profissional durante a temporada de 2022.