Grêmio
Do favoritismo à desconfiança: como foi a jornada do Grêmio até o acesso à Série A
— Continua depois da publicidade —
O Grêmio confirmou neste domingo (23) o seu retorno à elite do futebol brasileiro. Jogando contra o Náutico, nos Aflitos, o Tricolor venceu o Timbu por 3 a 0 e conseguiu alcançar matematicamente o acesso à Série A do Brasileirão 2023. Apesar do objetivo concluído com duas rodadas de antecedência, a campanha do Grêmio na Segundona não foi lá tão fácil como a maioria dos gremistas esperavam.
Para saber tudo sobre o Grêmio, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook. E se inscreva no nosso YouTube!
Dependência da Arena
Umas das grandes dificuldades do Grêmio na Série B foram as partidas fora de casa. De 18 jogos como visitante, o Grêmio venceu apenas três (contando com a vitória de hoje sobre o Náutico) e empatou outros 10. Por outro lado, dos 18 jogos como mandante, o Tricolor Gaúcho venceu 13 partidas, empatou três e perdeu duas, chegando a 72% de aproveitamento jogando na sua Arena.
LEIA MAIS | Atuações: Bitello é destaque em jogo que garantiu retorno do Grêmio à Série A
Início irregular
As duas primeiras rodadas da Série B 2022 fizeram o torcedor gremista ter um choque de realidade. No primeiro jogo, o Grêmio não saiu do 0 a 0 com a Ponte Preta, em Campinas. No segundo, o Tricolor perdeu em casa para a Chapecoense, por 1 a 0. Nas três partidas seguintes, a equipe – até então dirigida por Roger Machado – conseguiu se recuperar e vencer três seguidas. Mas no recorte das 10 primeiras partidas, o Grêmio venceu apenas três, empatou cinco e perdeu duas.
Troca no comando
Após conquistar o Gauchão 2022, o técnico Roger Machado foi o nome escolhido para comandar o Grêmio rumo à Série A. No entanto, a campanha supracitada derrubou o treinador a apenas 11 partidas do fim da competição. Roger chegou a ficar incríveis 17 jogos invicto, mas o grande número de empates (11) também pesou. Ao todo, Roger Machado teve 11 vitórias, 11 empates e 5 derrotas no comando do Grêmio na Série B. Após a derrota para o Criciúma, na 27ª rodada, a diretoria optou pela troca de técnico. Renato Portaluppi foi convocado para dirigir o Grêmio nas últimas 10 partidas da segunda divisão. Até aqui, o ídolo gremista conseguiu quatro vitórias, empatou duas e perdeu outras duas partidas.
Férias e foco em 2023
Com o acesso garantido, a tendência é que Renato dê férias para o elenco principal e jogue as duas últimas rodadas da Série B com a base e/ou jogadores que não vêm sendo utilizados no time considerado titular.
Os dois candidatos que estão concorrendo à presidência do Grêmio (Alberto Guerra e Odorico Roman), com eleição que ocorre ainda este ano, já afirmaram em entrevistas que pretendem negociar a permanência de Renato Portaluppi no comando técnico para 2023. O treinador só tem contrato até o fim da Série B.