Atlético-MG

Documentário que conta a história do Atlético-MG até o título da Copa do Brasil de 2014 estreia em festival de cinema de Buenos Aires

Documentário que conta a história do Atlético-MG estreia em festival de cinema de Buenos Aires
Foto: Divulgação

O documentário intitulado “Lutar, Lutar, Lutar”, que conta toda a história do Atlético-MG, de 1908 até a conquista da Copa do Brasil de 2014, estreou na última sexta-feira (19), no Festival de Cinema de Buenos Aires (Bacif), na Argentina. O filme tem a direção de Helvécio Martins Júnior e Sérgio Borges, com roteiro e produção do jornalista Fred Melo Paiva.

                 

A produção tem 110 minutos de duração retirados de 400 horas de material de arquivo do jornal Estado de Minas e da TV Alterosa. Foram mais de 50 entrevistados, sendo ex-jogadores, técnicos, ex-dirigentes e jornalistas. A ESPN também é co-produtora do filme.

Dentre os jogadores entrevistados, estão o ex-atacante Vavá, que atuou no Atlético-MG na década de 1950 e participou da campanha Campeã do Gelo na Europa. Além dele, Reinaldo, Éder Aleixo, Toninho Cerezo e Luizinho, ídolos atleticanos da década de 1980 e os atletas campeões da Libertadores de 2013.

O enredo do documentário conta sobre a rivalidade e lances polêmicos nos confrontos do Atlético-MG diante o Flamengo na década de 1980 e depois a redenção do clube mineiro na Copa do Brasil de 2014, em que venceu o próprio clube carioca e o maior rival na final, erguendo a taça em pleno estádio Mineirão. Além disso, a história também mostra muitos altos e baixos vividos pelo Galo nos campeonatos estaduais, nacionais e internacionais, incluindo a queda para a Série B do Brasileirão em 2006 e a Copa Libertadores da América de 2013.

A estreia internacional acabou acontecendo por acaso. O documentário havia sido enviado para ser exibido na mostra de cinema de Tiradentes, que acabou não acontecendo devido à pandemia da Covid-19. Então, o festival de cinema de Buenos Aires convidou os diretores para ter o filme em sua edição. No Brasil, a produção deverá ser exibida pela ESPN.

Veja também: Ídolo de Corinthians e Atlético-MG, Jô completa 34 anos neste sábado

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo