Nesta quinta-feira (3), Athletic Bilbao e Real Madrid se enfrentaram pelas quartas-de-final da Copa do Rei da Espanha em jogo único. O Bilbao, segundo maior vencedor da taça com 23 conquistas, vinha entalado com o Real Madrid, que venceu o Athletic fora de casa nas últimas três oportunidades. Além disso, o último jogo mata-mata entre as equipes foi vencida pelos Galáticos: A final da Supercopa da Espanha, disputada no início da temporada. A equipe do treinador Marcelino foi para o Estádio San Mamés foi para atacar os blancos desde o primeiro minuto e não foi diferença.
O Athletic surpreendeu o Real Madrid desde o início da partida, já aos 8 minutos de jogo Dani Garcia, bem posicionado na altura da meia-lua, pegou o rebote de um corte errado da defesa do acertou um belo chute colocado no ângulo superior esquerdo — Courtois se esticou para fazer uma plástica defesa. Durante todo o segundo tempo, o Bilbao finalizou 11 vezes contra apenas três do Real, que priorizava mais o controle da bola e terminou o primeiro tempo com 59% de posse. Isso mostra um jogo vertical do time do País Basco que rendeu um domínio completo na primeira etapa.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
A primeira, e única, chance do Real Madrid na partida foi aos 35 minutos do primeiro tempo, quando Casemiro entrou de cara a cara com o goleiro, mas chutou fraco e no meio para fácil defesa de Agirrezabala. A segunda etapa antes disso, não foi muito diferente do que a primeira: mais finalizações pro Athletic e mais posse pro Real, sendo um verdadeiro jogo de um ataque suicida e uma defesa incrivelmente sólida. Mas água mole em pedra dura, tanto bate até que fura e aos 43 minutos do segundo tempo, se aproveitando de um dos poucos erros do Real Madrid na saída de bola defensiva, o atacante Berreguez, que havia entrado no segundo tempo, deu um belo corte em frente ao zagueiro do Real e chutou colocado no cantinho, sem chances para o goleiro madridista.
O Athletic segue na competição, sendo a equipe com mais títulos vivas pela conquista deste ano, já que o Barcelona foi eliminado nas quartas, pelo próprio Bilbao. A final da Copa está prevista para abril deste ano.