Futebol Internacional

Dono do Lyon, John Textor crítica domínio do PSG no Campeonato Francês

John Textor Lyon

O PSG conquistou nove das últimas 12 edições da competição, se tornando o maior vencedor da competição.

Foto: OLIVIER CHASSIGNOLE/AFP via Getty Images

O dono do Lyon, John Textor, detonou o Campeonato Francês na última quinta-feira, durante a sua participação em uma feira de negócios do futebol em Londres. O americano destacou que na sua visão falta emoção na competição, que conta com um domínio do Paris Saint-Germain desde a temporada 2012/2013. 

O clube parisiense é controlado pelo fundo de investimento do Catar desde 2011. Desde então o PSG conquistou nove das últimas 12 edições da competição, se tornando o maior vencedor da competição. 

Quem vai se interessar pelo Campeonato Francês e assistir na TV se soubermos quem vai ganhar?- Afirmou John Textor. 

– Todos estão lutando pelo segundo lugar, é o mesmo time que vence todos os anos. Outros clubes estão competindo com o governo, não com uma empresa privada. Eu digo ao Nasser (Al-Khelaifi, presidente do PSG): “Alguém está se divertindo? Por que voê gosta disso?” – completou Textor. 

Maiores campeões da Ligue 1 antes da era Catar no PSG:

  1. 10 títulos – Saint-Étienne
  2. 9 títulos – Olympique de Marselha
  3. 8 títulos – Nantes
  4. 7 títulos – Lyon e Monaco
  5. 6 títulos – Bordeaux e Reims
  6. 4 títulos – Nice
  7. 3 títulos – Lille
  8. 2 títulos – Paris Saint-Germain, Sochaux e Sète
  9. 1 título – Lens, Racing de Paris, Olympique Lillois, Strasbourg, Roubaix-Tourcoing e Auxerre

Maiores campeões do Campeonato Francês após o investimento Qatari no PSG: 

  1. 11 títulos – Paris Saint-Germain
  2. 10 títulos – Saint-Étienne
  3. 9 títulos – Olympique de Marselha
  4. 8 títulos – Monaco e Nantes
  5. 7 títulos – Lyon
  6. 6 títulos – Bordeaux e Reims
  7. 4 títulos – Lille e Nice
  8. 2 títulos – Sochaux e Sète
  9. 1 título – Lens, Racing de Paris, Olympique Lillois, Strasbourg, Roubaix-Tourcoing, Auxerre e Montpellier

Antes do domínio do clube parisiense, o Saint-Étienne, era o maior campeão da competição com 10 títulos conquistados, sendo que seu último foi conquistado na temporada 1980/1981. Atualmente, Les Verts, estão na segunda divisão. Logo atrás aparecia o maior rival do PSG, o Olympique de Marseille, com nove conquistas, sendo que sua última Ligue 1 foi conquistada na temporada 2009/2010. Neste período, Les Olympiens chegaram a terminar na segunda colocação em duas oportunidades. 

Neste meio tempo em apenas três oportunidades o PSG não conquistou a Ligue 1, em todas elas o time da capital francesa ficou com o vice-campeonato. Na temporada 2011/2012 o Montpellier se sagrou campeão nacional. Na edição 2016/2017, um time do Mônaco que mesclava juventude com experiência terminou a competição com incríveis 95 pontos, oito na frente do clube parisiense.  Já na temporada 2020/2021, o time do Lille que já vinha incomodando há algum tempo fez uma campanha muito boa, na qual sua defesa sólida prevaleceu, e a equipe do norte da França não perdeu nenhum dos dois jogos que fez contra o Paris-Saint Germain que terminou em segundo lugar, há apenas um ponto atrás do campeão desta temporada. 

Ao que tudo indica, na temporada 2023/24 o PSG seguirá dominando o futebol francês, a equipe parisiense lidera a competição com 11 pontos de vantagem sobre o Brest, segundo colocado.

Já o Lyon de John Textor, teve um início de campeonato ruim e chegou a ser lanterna da competição. Nesta temporada Les Gones tiveram duas trocas de técnico, a última resultou na promoção do assistente técnico Pierre Sage a interino. Desde então sob comando do francês o Olympique Lyonnais conquistaram 10 vitórias no campeonato francês, nos últimos 14 jogos, e atualmente está na décima colocação da competição, dez pontos atrás da primeira posição de classificação para competições europeias, que é ocupada pelo Lille.  Les Gones fazem uma boa campanha na Copa da França, e estão nas semifinais da competição. 

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo