O primeiro dia de 2023 trouxe muito futebol na Premier League. Em confronto válido pela 18ª rodada, o Aston Villa visitou o Tottenham e venceu por 2 a 0, com gols de Buendia e Douglas Luiz. Fora de casa, a equipe de Unai Emery soube se fechar na defesa e conseguiu marcar nas principais oportunidades no segundo tempo.
Sem muita inspiração, Tottenham e Aston Villa fizeram um primeiro tempo morno. O Aston Villa iniciou o jogo pressionando, com a posse de bola, mas logo os Spurs assumiram o controle da partida. No entanto, o time de Antonio Conte encontrava dificuldades para criar, demorava para achar espaços e o duelo aos poucos foi perdendo a intensidade.
Apenas na reta-final do jogo que o Tottenham tentou pressionar e chegou próximo ao gol. Aos 39’, Romero lançou Perisic, que limpou Olsen, mas ficou sem espaço para finalizar e cruzou para Kane. O camisa 10 cabeceou, mas Ashley Young salvou quase em cima da linha. Fora isso, os Spurs se aproximaram da meta de Olsen apenas com um chute em cobrança de falta de Son.
O segundo tempo veio com gol logo no começo e incendiou a partida. Aos cinco minutos, Douglas Luiz arriscou de longe e Lloris deu rebote para o meio da área. Watkins pegou, ajeitou para o meio e Buendia apareceu para abrir o placar. O resultado colocou o Tottenham no campo de ataque em busca do empate e a equipe de Antonio Conte se lançou, mas sem sucesso.
O ímpeto, a vontade, e a proatividade colocaram o time de Londres quentes com a torcida inflamando, mas sem sucesso. A principal chance aconteceu em falha de Young após cruzamento de Bissouma, mas Perisic mandou a bola por cima do travessão aos 11. Sem conseguir assustar ou levar perigo, o Tottenham foi perdendo o ritmo e viu o cansaço tirar a velocidade da equipe.
O que era bom ficou ainda melhor para o Aston Villa. Sem sofrer na defesa, o Villa começou a ficar com a bola, e nas poucas oportunidades conseguiu fazer o segundo gol. Aos 28 minutos, McGinn lançou Douglas Luiz, que dominou, e tocou na saída de Lloris para ampliar. O 2 a 0 praticamente colocou uma pá de cal na atuação do Tottenham. O meio-campo não criava, o ataque pouco produziu e a defesa não conseguiu frear os poucos ataques rivais.
Antonio Conte ainda tentou mudar, entregou caras novas, mas que não trouxeram nenhuma mudança de fato. Vitória segura do Aston Villa e derrota complicada para o Tottenham, que não jogou bem e tem tabela complicada até o fim do mês de janeiro.
A vitória coloca o Aston Villa em 12º com 21 pontos, enquanto o Tottenham segue em quinto com 30. Na próxima rodada, os Spurs visitam o Crystal Palace, no dia 4, às 17h (de Brasília), enquanto o Villa recebe o Wolves no mesmo dia e horário.