O Vasco fará seu segundo clássico do ano, dessa vez diante do Botafogo, nesta quinta (16), às 20:30, no Maracanã. O Cruzmaltino busca a recuperação após a derrota para o Fluminense na última rodada, enquanto o Alvinegro quer retomar a liderança da Taça Guanabara. Essa também será a primeira vez que os dois times irão jogar desde que viraram clubes empresas.
O Botafogo chega para o duelo com o Vasco em ótimo momento. A equipe principal ainda não sofreu nenhuma derrota em 2023. Nesta quinta-feira (16), Luís Castro comandará o Glorioso no Clássico da Amizade pela primeira vez.
Com a chegada da SAF na temporada passada, o Botafogo passou por uma reformulação intensa e vários jogadores chegaram ao clube. Alguns deles vêm se destacando atualmente, como Cuesta, Marçal, Tchê Tchê e Tiquinho Soares. São, sem dúvida, atletas que podem fazer a diferença ao longo da partida. Outras peças importantes do Botafogo são Adryelson e Lucas Perri. O sistema defensivo do Alvinegro sofreu apenas um gol até aqui em 2023, contra o Volta Redonda.
Pelo lado cruzmaltino, o momento é de remontada. Com onze contratações na temporada e vindo da segunda divisão, o Vasco passa por toda uma reformulação no elenco. A equipe já gastou mais de 100 milhões de reais na primeira janela de transferências desde que a 777 Partners assumiu o gigante. Para se ter uma ideia, apenas Nenê e Gabriel Pec estavam no time titular que entrou em campo na última partida do ano passado, pela Série B, na vitória contra o Ituano. Desde então muitas peças saíram do elenco, ou foram deixadas para compor a equipe, como o caso de Anderson Conceição, que era o capitão do gigante cruzmaltino ano passado, e hoje é a quinta opção para o banco de reservas.
Dos contratados, os que podem fazer a diferença no jogo de mais tarde é Léo Pelé, Piton, Pedro Raul e Orellano, que mesmo não estando 100% fisicamente, já mostrou que é uma das peças mais diferentes no elenco cruzmaltino.
Mesmo com muitas contratações, o Vasco vai ter muitos desfalques e jogará com um meio campo praticamente sub-20 e com o quarto goleiro, Halls. Isso porque Jair, Ivan e Léo Jardim foram inscritos depois da data limite para essa partida. Lembrando que esse é o jogo da terceira rodada do carioca e por isso toda essa confusão em relação ao tempo da regularização dos jogadores.