Olimpíadas

É bronze! Edival Pontes derrota espanhol e conquista medalha no taekwondo

Edival Pontes "Netinho”, ganhou a medalha de bronze (Foto: Wander Roberto/COB)

Edival Pontes lutou nesta quinta-feira (8) contra o espanhol Javier Pérez Polo na decisão do bronze da categoria até 68kg masculina.

Wander Roberto/COB

A 15ª medalha do Brasil nas Olimpíadas de Paris veio nesta quinta-feira (8), e no taekwondo. Edival Pontes, o Netinho, lutou contra o espanhol Javier Pérez Polo na decisão do bronze da categoria até 68kg masculina.

Foi um duelo bastante disputado, que se iniciou com o brasileiro largando na frente e Polo empatando no segundo round. E uma grande atuação de Netinho na parte final lhe deu a chance de fazer história e se tornar mais um medalhista brasileiro nos Jogos parisienses.

A luta

O combate iniciou clinchado e com os dois lutadores buscando chutes, sendo Polo o primeiro a acertar um golpe. A luta se mostrava ‘picada’ em sua primeira parte, com o espanhol tentando achar espaço para encurtar a distância e muito ‘clinche’ por parte dos dois lutadores.

Na parte final, um chute alto que foi percebido na imagem do VAR fez Netinho tomar a dianteira do placar. E nem mesmo o empate, gerado por penalidade por ter deixado a área de combate, tirou a vitória do paraibano no primeiro round.

O segundo round começou com nova intervenção do replay, a pedido de Polo, que conseguiu a marcação de um chute alto e abrindo 3 a 0. Depois, o espanhol pegou com chute no corpo, respondido com um chute na cabeça feito por Edival Pontes, mas este viu o espanhol ganhar um ponto extra por punição, com o adversário sendo punido com um ponto cedido ao brasileiro.

+ Pressionado, Lula edita MP que isenta imposto em premiações olímpicas; medalhas já eram isentas

Com 6 a 4 a favor, Polo empatou a luta e a medalha de bronze no taekwondo viria no terceiro round. Dois chutes no corpo deram a Edival a vantagem no placar por 4 a 0. O espanhol pontuou com uma penalidade cometida pelo paraibano, que depois teria mais um gam-jeom apontado contra si e confirmado no VAR. Depois, mais uma punição, mas que não prejudicou em nada a vitória de Netinho, que venceu a luta por 2 rounds a 1 e conquistou a medalha de bronze.

A outra medalha foi vencida pelo chinês Yushuai Liang, que contou com a desistência do britânico Bradly Sinden para levar o bronze para casa. O ouro da categoria será disputado pelo algoz de Netinho na primeira fase, Zaid Kareem, enfrentando Ulugbek Rashitov.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo