O Grêmio encerrou sua participação na Copa do Brasil, na última quarta-feira (7), após ser eliminado nos pênaltis pelo Corinthians. Agora, com uma competição a menos no calendário, o time gaúcho mira a continuidade do Campeonato Brasileiro e a próxima fase da Libertadores.
“Caímos por detalhes, infelizmente eles foram melhores. Mas cabeça erguida, temos Libertadores e Brasileirão. Seguimos em frente”, afirmou o zagueiro tricolor Kannemann.
Na disputa pela classificação às quartas de final, Grêmio e Corinthians se enfrentaram no Couto Pereira. O jogo terminou com empate em zeros no placar agregado e a decisão foi para os pênaltis. Nas batidas alternadas, Reinaldo converteu para o Tricolor, mas Edenílson e Pavón isolaram e Cristaldo parou na defesa do goleiro corintiano Hugo Souza. O Corinthians garantiu o lugar na próxima fase.
Fora da Copa do Brasil, o Grêmio segue nas disputas do Campeonato Brasileiro e Libertadores. Na elite nacional, o Tricolor está na 14ª colocação, com 21 pontos, seis vitórias, três empates e 10 derrotas. Apenas um ponto separa o time do Z-4.
O técnico Renato Gaúcho afirmou, em entrevista após a eliminação, que o Campeonato Brasileiro, “no momento, é o objetivo maior” do Grêmio. Para ampliar a diferença do Fluminense, primeiro entre os lanterninhas, e fugir da zona de rebaixamento, o Imortal volta a campo no sábado (10), às 19h (horário de Brasília), na Arena Pantanal, contra o Cuiabá.
Se pontuar diante de um dos lanternas da tabela, pela 22ª rodada do Brasileirão, os gaúchos podem ganhar um respiro na competição. Em caso de triunfo, o Grêmio chega aos 24 pontos e, dependendo dos resultados da rodada, pode entrar na zona de classificação da Sul-Americana.
Pela Libertadores, o Grêmio terminou a fase de grupos na segunda colocação do grupo C, com 10 pontos e avançou ao mata-mata. Em busca do tetra, o Imortal enfrenta o Fluminense no jogo de ida das oitavas de final. A bola rola na próxima terça-feira (13), às 19h (horário de Brasília), no Couto Pereira.