Flamengo

Em busca da glória eterna: Altitude pode ser o principal adversário do Flamengo na Libertadores

Grupo Flamengo Libertadores 2024 (Foto: Reprodução/Arte Twitter Flamengo)
Foto: Reprodução/Arte Twitter Flamengo

O Flamengo vai disputar a sua 19ª Taça Libertadores da América em 2024. Com 3 taças conquistadas, o Rubro-Negro não fica de fora da competição desde 2017.

Na última segunda-feira (18), o sorteio realizado em Luque, no Paraguai, colocou o Flamengo no grupo E, com Bolívar (BOL), Millonarios (COL) e Palestino (CHI). O time da Gávea inicia a sua caminhada contra a equipe colombiana, em Bogotá, a 2,6 mil metros de altitude.

Em entrevista ao jornal O Globo, em cerimônia de inauguração da sua estátua de cera, no Rio de Janeiro, Zico reclamou dos jogos na altitude:

– Eu já passei por isso e sofri muito lá. É um absurdo que ainda se permita jogar futebol em locais que não tem a menor condição – disse o maior ídolo da história rubro-negra.

E não será apenas contra o Millionarios que o Flamengo irá enfrentar esse percalço. Já na terceira rodada, o rubro-negro encara o Bolívar, em La Paz, no estádio Hernando Siles, que fica a 3,6 mil metros de altitude. Em 2014, na última vez que as equipes se enfrentaram, vitória da equipe boliviana, por 1 a 0.

Millionarios e Bolívar são os atuais campeões do Torneio Apertura de seus países.

Na atual temporada, o Millionarios não vive boa fase e ocupa apenas a 15ª do campeonato nacional. Já a equipe boliviana, que é treinada pelo brasileiro Antonio Carlos Zago, está em primeiro lugar no seu grupo, com 4 vitórias em 6 jogos disputados na temporada.

O Palestino aparece como o adversário menos perigoso do grupo, teoricamente. Jogando ao nível do mar, a equipe chilena manda os seus jogos no acanhado Estádio Municiapal de La Cisterna, com capacidade para 12 mil espectadores e se classificou para a Libertadores ao terminar na quarta colocação do campeonato nacional, atrás de Huachipato, Cobresal e Colo-Colo. Na atual temporada, tem 2 vitórias em 4 jogos disputados.

O Flamengo terá, dentre os brasileiros, o segundo maior deslocamento na fase de grupos, atrás apenas do Botafogo. Serão mais de 20 mil quilômetros percorridos nos primeiros seis jogos. Dificuldades a serem enfrentadas mas que, no fim, na busca pela glória eterna, valem muito a pena.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo