Bahia

Em busca da liderança, Bahia encara atual bicampeão e “pedra no sapato”

Felipe Oliveira / EC Bahia

Nesta quarta-feira, às 21h30, o Bahia voltará a jogar em sua tradicional casa, a Arena Fonte Nova. A última partida no estádio aconteceu em 28 de outubro do ano passado, o empate em 1 a 1 com o Guarani pela Série B. Para tornar o retorno ainda mais especial, o Tricolor encara o Atlético de Alagoinhas, atual bicampeão estadual e pedra no sapato, em busca da liderança do Baianão.

Para assumir o primeiro lugar o Bahia precisa vencer o Atlético e torcer para que o Itabuna, líder com os mesmos 6 pontos, mas com um gol a mais de saldo, não vença o Barcelona de Ilhéus. Caso ambos vençam seus jogos, o Tricolor precisa tirar a diferença de saldo do atual líder para ficar na ponta.

Mesmo tendo ampla vantagem no histórico contra o Atlético (31 V, 8 E e 5 D), os últimos resultados não foram favoráveis ao Esquadrão: duas derrotas por 2 a 1 pela Copa do Nordeste e Campeonato Baiano de 2022, respectivamente. O último triunfo ocorreu há 2 anos, outro 2 a 1 também pelo estadual. Considerando o histórico de 2019 para cá, período em que o Atlético se firmou na elite baiana, o equilíbrio é total: 9 jogos, com 3 vitórias para cada lado e 3 empates.

Em decorrência da volta à Fonte Nova e à dificuldade do confronto, o Bahia espera ter o apoio em massa de sua torcida no estádio. Mais de 30 mil Tricolores já estão garantidos, mas a tendência é que esse número aumente até a bola rolar.

O técnico Renato Paiva terá pela primeira vez a experiência de comandar o time em sua tradicional casa e diante de um número expressivo de torcedores. Em sua coletiva após a vitória contra o Jacuipense ele elogiou a atitude dos “adeptos”, que apoiaram mesmo quando a equipe não demonstrava o futebol esperado.

“A torcida é o coração de um clube. São eles que sofrem, que riem, que choram, que fazem viagens para nos acompanhar. Eles merecem respeito. E o maior respeito que podem ganhar é ver que queremos vencer todos os jogos. Hoje já fizemos mudanças, próxima quarta vamos fazer mais mudanças”, disse o treinador.

Confrontos Bahia x Atlético (desde 2019)

Atlético 2 x 1 Bahia – 1ª Fase Baiano 2022
Atlético 2 x 1 Bahia – Grupo B Copa do Nordeste 2022
Bahia 2 x 1 Atlético – 1ª Fase Baiano 2021
Bahia 1 x 1 Atlético (7×6 pen)- Final Baiano 2020*
Atlético 1 x 0 Bahia – 1ª Fase Baiano 2020
Atlético 0 x 2 Bahia – Semifinal Baiano 2019
Bahia 3 x 0 Atlético – Semifinal Baiano 2019
Atlético 1 x 1 Bahia – 1ª Fase Baiano 2019

* – Mesmo com o título do Bahia nos pênaltis, o resultado oficial é considerado empate.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo