Olimpíadas

Em busca do bicampeonato e sem nomes certos, Jardine divulga seleção para os Jogos Olímpicos

Foto: Ricardo Nogueira/CBF

Após dois amistosos e 22 jogos no comando da seleção olímpica, o técnico André Jardine, divulgou o nome dos 18 atletas que vão em busca do bicampeonato nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Vale destacar que, diferentemente das outras edições e por conta da pandemia que adiou a Olimpíada para 2021, foi decidido estender a idade de 23 para 24 anos e segue permitido a convocação de três atletas acima dessa idade.

Um desses jogadores acima dos 24 anos convocado foi Daniel Alves. O jogador estava na lista da Copa América mas, lesionado, acabou cortado e vai disputar os Jogos em Tóquio:

– Sou um fã do Daniel Alves. No esporte temos referência. Não é a toa que tem o currículo que tem. Por onde passa ganha título. Era um jogador que ia para a Copa América mas a lesão não deixou. Com isso ficamos de olho por esse perfil de liderança. É um jogador que vai agregar demais com sua experiência. Ele não tem uma Olimpíada no currículo e afirmou que era um sonho que tinha – disse Jardine.

Antes da divulgação da lista final, Jardine se viu com problemas já comuns: Não liberação dos atletas de seus clubes devido Olimpíada não ser data Fifa. Por isso mesmo, alguns nomes, dados como certos, não estão nessa lista. Neymar, Weverton, Marquinhos são alguns deles.

– As listas da seleção, geralmente, são fechadas um dia antes. Tínhamos algumas confirmações ainda hoje pela manha. É um trabalho incansável e nos dá orgulho quando conseguimos fechar uma lista com um alto nível que temos – revelou o treinador

O primeiro duelo em solo japonês será um reedição da última final. O Brasil encara a Alemanha, dia 22 de julho, 8h30m (horário de Brasília). Depois enfrenta a Costa do Marfim, dia 25 de julho e fecha a primeira fase diante da Arábia Saudita, dia 28 de julho. A decisão está marcada para o dia 7 de agosto, um dia antes do término dos Jogos Olímpicos.

PROGRAMAÇÃO DA SELEÇÃO OLÍMPICA:

  • 1º DE JULHO APRESENTAÇÃO E INÍCIO DOS TREINAMENTOS (JOGADORES QUE ATUAM NO FUTEBOL BRASILEIRO SE APRESENTAM DIA 8 DE JULHO)
  • 8 DE JULHO VIAGEM PARA DOHA (CATAR)
  • DIA 15 DE JULHO EMBARQUE PARA O JAPÃO

O Coordenador das seleções de base da CBF, Branco falou antes mesmo da convocação e agradeceu aos jogadores que fizeram parte do ciclo e aos clubes pelas liberações desses atletas:

– De Toulon (torneio) para cá foram vários testes. Agradeço todos os que foram convocados até esse momento. Agradeço também aos clubes por terem nos ajudados. Defender o ouro olímpico é extremamente difícil. Vamos com muita confiança e com orgulho de defender o país do futebol. Os atletas convocados de times brasileiros só se apresentam no dia 8 de julho – afirmou.

Branco também falou sobre a questão do atacante Pedro. Segundo informações, o clube carioca já havia falado com a CBF que não liberaria o jogador:

– A gente trabalha visando a questão técnica e escolhemos os melhores. O Flamengo tem uma posição e temos uma outra. O Pedro é determinante nesse processo olímpico. É um jogador que fez três gols nos últimos dois jogos. Ele tem uma vontade grande de disputar os Jogos Olímpicos. Por isso ele foi convocado – falou Branco.

Na história do futebol masculino nos Jogos Olímpicos, o Brasil conquistou seis medalhas: uma de ouro (Rio-2016), três pratas e dois bronzes. Curiosamente é a seleção que mais vezes subiu ao pódio em Olimpíada. Os maiores vencedores na modalidade são a Hungria e a Grã-Bretanha, com três medalhas de ouro cada.

LISTA DOS CONVOCADOS:

GOLEIROS
Brenno (Grêmio)
Santos (Athlético-PR)

DEFENSORES
Daniel Alves (São Paulo)
Gabriel Menino (Palmeiras)
Guilherme Arana (Atlético-MG)
DiegoCarlos (Sevilla)
Gabriel Magalhães (Arsenal)
Nino (Fluminense)

MEIO-CAMPISTAS
Bruno Guimarães (Lyon)
Claudinho (RB Bragantino)
Douglas Luiz (Aston Villa)
Gerson (Flamengo)
Matheus Henrique (Grêmio)

ATACANTES
Antony (Ajax)
Malcom (Zenit)
Matheus Cunha (Hertha Berlim)
Paulinho (Bayern Leverkusen)
Pedro (Flamengo)

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo