Nesta sexta-feira (20), acontece o sorteio dos mandos de campo da Copa do Brasil na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, às 14 horas. O evento terá transmissão ao vivo no canal do YouTube da CBF e, por ele, o Atlético-MG descobrirá se decide a vaga para a final da competição em casa ou não.
Após passar invicto pelo São Paulo nas quartas de final da competição, quando venceu por 1 a 0 a partida no MorumBis, no jogo de ida, e empatou em 0 a 0 na Arena MRV, no jogo de volta, o Galo enfrentará o Vasco da Gama em busca de mais uma final da Copa do Brasil.
O Atlético, que já foi campeão em duas ocasiões, em 2014 e 2021, tenta o tricampeonato neste ano, mas terá um adversário que vem de uma boa sequência. Desde a efetivação de Rafael Paiva como treinador do Vasco, o time carioca vem em uma ascendente. No recorte mais recente, o Vasco vem de seis jogos sem perder no Campeonato Brasileiro e embalado por uma classificação heróica, na Copa do Brasil, nos pênaltis contra o Athlético Paranaense, na Ligga Arena.
Ao longo dos anos, o confronto entre as duas equipes é de muito equilíbrio. Ao todo, elas se enfrentaram 78 vezes, com 30 vitórias do Vasco, 29 vitórias do Atlético e 19 empates. Na Copa do Brasil, Galo e Vasco já se enfrentaram em duas edições, ambas pelas quartas de final da competição, em 1994 e 1995, com duas classificações do clube carioca.
Em São Januário, o Atlético conquistou apenas oito das suas 29 vitórias sobre o Vasco, e, sabendo do retrospecto negativo fora de casa e de como o clube carioca é empurrado pela torcida, decidir a vaga para a final da competição na Arena MRV seria de suma importância para ir à final. Pois, jogando em seus domínios, o Galo é extremamente superior: venceu o duelo em 21 ocasiões.
As datas base para os jogos da semifinal da Copa do Brasil são 2 e 17 de outubro, respectivamente. O vencedor além de enfrentar Corinthians ou Flamengo na final, ainda garantirá pelo menos 31,5 milhões de reais como premiação.