Neste domingo, 18, o planeta irá parar para acompanhar a grande de final da Copa do Mundo no Qatar entre Argentina x França. A decisão coloca duas potências do futebol que tentarão conquistar a taça pela terceira vez.
Pela quarta vez em 24 anos a França chega na final da Copa do Mundo, torneio esportivo mais importante do planeta. Não apenas indo atrás do tricampeonato, mas também tentando alcançar o feito que só Itália e Brasil fizeram de vencer por duas vezes seguidas o torneio mundial. E antes da partida contra a Argentina, relembre as decisões disputadas pela França.
+ Argentina enfrenta a França em busca do tricampeonato da Copa do Mundo
Título inédito em 1998
Sediando a Copa do Mundo em seu país, a primeira vez que o torneio contou com 32 seleções e a França chegou em sua primeira final. Fazendo boa campanha em que venceu os três jogos na fase de grupos e para chegar a decisão bateu Paraguai, Itália e Croácia até encarar o Brasil.
O time de Zagalo estava mal na defesa e foi alvo fácil da França. Zidane marcou duas vezes de cabeça em jogada de escanteio ainda no primeiro tempo e no final da partida Petit fez o terceiro gol e sacramentou o primeiro título francês de sua história.
Para saber tudo sobre a Copa do Mundo do Qatar 2022, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Vice-campeonato amargo em 2006
Após cair ainda na fase de grupos em 2002 depois de ter sido campeão na Copa do Mundo anterior, a França voltou para 2006 melhor e mais preparado. No último ano da carreira de Zidane, o craque desfilou na competição, principalmente contra o Brasil nas quartas. Eliminando Portugal nas semifinais, os franceses encarariam a Itália na decisão.
Zidane marcou de pênalti cobrando de cavadinha, mas a França levou o empate ainda no primeiro tempo com gol de Materazzi. O camisa 10 francês deu uma cabeçada no zagueiro italiano e foi expulso, e com a partida indo para as penalidades em que a Itália venceu por 5 x 3.
Bicampeão em 2018
A França chegava em 2018 bastante confiante em sua grande geração de jovens jogadores, mesmo perdendo a Eurocopa em casa dois anos antes. Ao longo do torneio o time foi mostrando amadurecimento e crescendo, eliminando Argentina, Uruguai e Bélgica até chegar a final contra a Croácia.
Despontando como grande favorita, a França venceu a partida por 4 x 2 com certa facilidade. Madzukic contra, Griezmann de pênalti, Pogba e Mbappé marcaram os gols franceses na final que corou a grande geração com um título do Mundial que busca mais uma taça.