Futebol Internacional

Em casa, City tropeça diante do Everton e vive drama na Premier League

MANCHESTER, ENGLAND - DECEMBER 31: Jack Grealish of Manchester City battles for possession with Nathan Patterson of Everton during the Premier League match between Manchester City and Everton FC at Etihad Stadium on December 31, 2022 in Manchester, England. (Photo by Eddie Keogh/Getty Images)

O Etihad Stadium esteve pequeno para o embate entre City e Everton, que se enfrentaram com enorme fome pela vitória. O resultado, porém, foi desastroso para as pretensões de Pep Guardiola na Premier League, que pode ver o Arsenal se distanciar ainda mais na liderança, mas deu um ânimo ainda maior para o Everton. O empate em 1 a 1 na tarde desse sábado,31, pode ter consequências impressionantes na temporada.

O jogo começou movimentado mas não por lances de gol ou perigo e sim por uma dura falta de Gray em Haaland nos primeiros segundos de jogo. A falta influenciaria o sentido do jogo pelos próximos minutos e também nas atitudes das duas equipes.

Aos 10′, De Bruyne acionou Haaland em velocidade, o norueguês driblou o goleiro mas perdeu o ângulo do chute e saiu com bola e tudo. O City caminhava para controlar o jogo com excelência, e aos 21′ Pickford precisou aparecer após bobeada da defesa do Everton que vacilou e abriu espaço para De Bruyne cruzar na área. O goleiro inglês interceptou a bola antes que ela encontrasse o artilheiro.

Não demorou muito para o placar ser aberto aos 24′, Mahrez fez um salseiro na grande área do Everton e encontrou Haaland que empurrou com nojo pro fundo da rede inglesa. O norueguês alcançou a incrível marca de 46 gols em 43 jogos em 2022.

Com o Everton inexsitente na primeira etapa e não conseguindo trabalhar a bola, os erros foram sendo epilhados na troca de passes pelo meio campo. O clube emplacava seu 8º jogo sem vitória em nas 9 últimas rodadas. O susto ainda seria grande aos 43′, após falta batida por De Bruyne e Stones cabecear na trave.

Em seguida, Haaland apelou no carrinho para tentar evitar um contra-ataque e por ter dado uma entrada dura levou amarelo. O norueguês estava muito pilhado pela entrada que sofrera no inicio do jogo.

Resultado surpreendente

Everton’s English striker Demarai Gray celebrates after scoring their first goal during the English Premier League football match between Manchester City and Everton at the Etihad Stadium in Manchester, north west England, on December 31, 2022. – RESTRICTED TO EDITORIAL USE. No use with unauthorized audio, video, data, fixture lists, club/league logos or ‘live’ services. Online in-match use limited to 120 images. An additional 40 images may be used in extra time. No video emulation. Social media in-match use limited to 120 images. An additional 40 images may be used in extra time. No use in betting publications, games or single club/league/player publications. (Photo by Oli SCARFF / AFP) / RESTRICTED TO EDITORIAL USE. No use with unauthorized audio, video, data, fixture lists, club/league logos or ‘live’ services. Online in-match use limited to 120 images. An additional 40 images may be used in extra time. No video emulation. Social media in-match use limited to 120 images. An additional 40 images may be used in extra time. No use in betting publications, games or single club/league/player publications. / RESTRICTED TO EDITORIAL USE. No use with unauthorized audio, video, data, fixture lists, club/league logos or ‘live’ services. Online in-match use limited to 120 images. An additional 40 images may be used in extra time. No video emulation. Social media in-match use limited to 120 images. An additional 40 images may be used in extra time. No use in betting publications, games or single club/league/player publications. (Photo by OLI SCARFF/AFP via Getty Images)

O Everton manteve suas linhas baixas e apostava em espetar contra-ataques nas costas das linhas do City, porém, era impossível ver essa movimentação devido aos erros técnicos que a equipe visitante vinha provocando na luta pelo meio-campo.

Nos primeiros 15 minutos da etapa complementar o jogo continuou a ter mais briga do toques de bola no meio campo, City seguiu pressionando e o Everton resistindo como dava. A paciência dos visitantes foi premiada. Aos 63′ uma puxada de contra-ataque com Gray que carregou a bola após erro de Rodri, cortando pra dentro da área e perdendo o equilíbrio. Mas, não deixou de chutar um balaço pro fundo da rede do Ederson.

O City seguiu criando volume de jogo e aos 74′ De Bruyne apareceu na esquerda e virou o jogo para Mahrez, o meia do City tentou uma infiltração para Haaland, mas a defesa do Everton apareceu em um verdadeiro milagre e interceptou o passe que seria primordial para o artilheiro.

O Everton começou a pipocar a partida com táticas de esfriar o jogo, inclusive apostando em uma troca tripla com as saídas de Lewin, Petterson e Gueye para as entradas de Maupay, Coleman e Tom Davies.

Aos 81′, o Manchester City chegou muito próximo de mais um gol apesar da exibição muito aquém do que se esperava do vice-líder do campeonato. Uma verdadeira blitz do City contra o Everton, enquanto De Bruyne nao acertou o chute, Mahrez encontrou um espaço e tentou uma bola colocada para Pickford realizar um milagre e segurar o empate.

Guardiola só se deu por convencido em trocar alguns nomes aos 86′, quando tirou de campo Lewis, Grealish e Bernardo Silva para as entradas de Gundogan, Foden e Alvarez. De maneira surpreendente o jogo caminhou para impressionantes 11 minutos de acréscimos.

A partida terminou com um belo resultado para o Arsenal que viu seu principal oponente na luta pela Premier League, estacionar em segundo lugar com 36 pontos e 16 rodadas jogadas. Os gunners ainda não entraram em campo e podem aumentar a vantagem de 4 pontos. O City só volta agora para o duelo contra o Chelsea no dia 5/1.

Para o Everton, o pontinho conquistado no Etihad Stadium valeu muito a pena para a luta contra o rebaixamento. Ainda assim, a equipe chegou em seu 8º jogo sem vitória nos últimos 9 confrontos pela Premier League. A equipe de Frank Lampard só volta em campo no dia 3/1 contra o Brighton.

Acompanhe essas e outras notícias do Futebol Internacional no Esporte News Mundo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo