Futebol Internacional
Em casa, City tropeça diante do Everton e vive drama na Premier League
— Continua depois da publicidade —
O Etihad Stadium esteve pequeno para o embate entre City e Everton, que se enfrentaram com enorme fome pela vitória. O resultado, porém, foi desastroso para as pretensões de Pep Guardiola na Premier League, que pode ver o Arsenal se distanciar ainda mais na liderança, mas deu um ânimo ainda maior para o Everton. O empate em 1 a 1 na tarde desse sábado,31, pode ter consequências impressionantes na temporada.
O jogo começou movimentado mas não por lances de gol ou perigo e sim por uma dura falta de Gray em Haaland nos primeiros segundos de jogo. A falta influenciaria o sentido do jogo pelos próximos minutos e também nas atitudes das duas equipes.
Aos 10′, De Bruyne acionou Haaland em velocidade, o norueguês driblou o goleiro mas perdeu o ângulo do chute e saiu com bola e tudo. O City caminhava para controlar o jogo com excelência, e aos 21′ Pickford precisou aparecer após bobeada da defesa do Everton que vacilou e abriu espaço para De Bruyne cruzar na área. O goleiro inglês interceptou a bola antes que ela encontrasse o artilheiro.
Não demorou muito para o placar ser aberto aos 24′, Mahrez fez um salseiro na grande área do Everton e encontrou Haaland que empurrou com nojo pro fundo da rede inglesa. O norueguês alcançou a incrível marca de 46 gols em 43 jogos em 2022.
Com o Everton inexsitente na primeira etapa e não conseguindo trabalhar a bola, os erros foram sendo epilhados na troca de passes pelo meio campo. O clube emplacava seu 8º jogo sem vitória em nas 9 últimas rodadas. O susto ainda seria grande aos 43′, após falta batida por De Bruyne e Stones cabecear na trave.
Em seguida, Haaland apelou no carrinho para tentar evitar um contra-ataque e por ter dado uma entrada dura levou amarelo. O norueguês estava muito pilhado pela entrada que sofrera no inicio do jogo.
Resultado surpreendente
O Everton manteve suas linhas baixas e apostava em espetar contra-ataques nas costas das linhas do City, porém, era impossível ver essa movimentação devido aos erros técnicos que a equipe visitante vinha provocando na luta pelo meio-campo.
Nos primeiros 15 minutos da etapa complementar o jogo continuou a ter mais briga do toques de bola no meio campo, City seguiu pressionando e o Everton resistindo como dava. A paciência dos visitantes foi premiada. Aos 63′ uma puxada de contra-ataque com Gray que carregou a bola após erro de Rodri, cortando pra dentro da área e perdendo o equilíbrio. Mas, não deixou de chutar um balaço pro fundo da rede do Ederson.
O City seguiu criando volume de jogo e aos 74′ De Bruyne apareceu na esquerda e virou o jogo para Mahrez, o meia do City tentou uma infiltração para Haaland, mas a defesa do Everton apareceu em um verdadeiro milagre e interceptou o passe que seria primordial para o artilheiro.
O Everton começou a pipocar a partida com táticas de esfriar o jogo, inclusive apostando em uma troca tripla com as saídas de Lewin, Petterson e Gueye para as entradas de Maupay, Coleman e Tom Davies.
Aos 81′, o Manchester City chegou muito próximo de mais um gol apesar da exibição muito aquém do que se esperava do vice-líder do campeonato. Uma verdadeira blitz do City contra o Everton, enquanto De Bruyne nao acertou o chute, Mahrez encontrou um espaço e tentou uma bola colocada para Pickford realizar um milagre e segurar o empate.
Guardiola só se deu por convencido em trocar alguns nomes aos 86′, quando tirou de campo Lewis, Grealish e Bernardo Silva para as entradas de Gundogan, Foden e Alvarez. De maneira surpreendente o jogo caminhou para impressionantes 11 minutos de acréscimos.
A partida terminou com um belo resultado para o Arsenal que viu seu principal oponente na luta pela Premier League, estacionar em segundo lugar com 36 pontos e 16 rodadas jogadas. Os gunners ainda não entraram em campo e podem aumentar a vantagem de 4 pontos. O City só volta agora para o duelo contra o Chelsea no dia 5/1.
Para o Everton, o pontinho conquistado no Etihad Stadium valeu muito a pena para a luta contra o rebaixamento. Ainda assim, a equipe chegou em seu 8º jogo sem vitória nos últimos 9 confrontos pela Premier League. A equipe de Frank Lampard só volta em campo no dia 3/1 contra o Brighton.
Acompanhe essas e outras notícias do Futebol Internacional no Esporte News Mundo.