Campeonato Carioca

Botafogo vence Fluminense com time reserva e mantém sequência invicta no clássico vovô

Marlon Freitas comemorando o terceiro gol do Botafogo. (Foto:Foto: Vitor Silva/Botafogo)
Foto: Vitor Silva/Botafogo

Em jogo válido pela décima primeira rodada e última rodada da Taça Guanabara, o Botafogo venceu o Fluminense. Ambos os times optaram por jogar com os times mistos. Os gols do Glorioso foram marcados por Raí, Marlon Freitas (duas vezes) e Emerson Urso, enquanto os gols tricolores foram marcados por Lelê e John Kennedy. O Tricolor não vence o Alvinegro desde junho de 2022, quando bateu por 1 a o no Estádio Nilton Santos.

O Fluminense teve mais posse de bola no começo de jogo, mas não criou grandes chances de gol. O Botafogo, por sua vez, foi objetivo e aproveitou suas chances nos primeiros 14 minutos de jogo com Marlon Freitas e Raí. O Tricolor das Laranjeiras diminuiu com Lelê. No segundo tempo, o Fluminense criou mais chances e empatou o jogo com John Kennedy de pênalti, mas o jogo não ficou empatado por muito tempo. Logo na sequência o Glorioso voltou a frente do placar com Marlon Freitas de pênalti e Emerson Urso deu números finais ao jogo nos acréscimos.

1° TEMPO

O Botafogo começou tendo mais a posse de bola, e saiu na frente logo com dois minutos de jogo. Raí recebeu na esquerda, avançou e levantou na área. Marlon Freitas dominou de chaleira e bateu forte no canto para abrir o placar para o Alvinegro. 1 a 0 Botafogo. O Fluminense respondeu aos oito, Lima lançou Lelê em profundidade, o atacante dominou nas costas da defesa, mas chutou para fora e desperdiçou a chance de empatar o jogo. 

Após isso, o Fluminense procurou ter mais a posse de bola, enquanto o Alvinegro pressionou a saída de bola. O Botafogo ampliou aos 14, quando Mateo Ponte lançou Janderson na área do Fluminense. Antonio Carlos rebateu para o meio, no entanto a bola ficou com Raí, que dominou e soltou a bomba no canto de Felipe Alves. 2 a 0 Botafogo.  

O Fluminense não criou muitas chances nos primeiros 25 minutos. Aos 23, Marlon Freitas dominou na intermediária e arriscou, obrigando Felipe Alves a fazer uma grande defesa. O Tricolor respondeu na sequência com Douglas Costa, o ponta recebe na direita, perto da área do Botafogo, limpou o marcador para o meio e chutou para o gol, mas bateu em cima de Gatito. Aos 25, o Flu diminuiu Lelê foi lançado, Halter e Gatito não se entenderam com que quem ficaria com a bola. O atacante tricolor aproveitou o momento de  indecisão para bater na saída do arqueiro paraguaio. O gol foi anulado no primeiro momento, mas foi validado pelo var depois. 2 a 1 Botafogo. 

Aos 29, o Tricolor das Laranjeiras teve chance de empatar, mas não aproveitou. Lelê foi lançado por Terans, e de novo, nas costas da defesa Alvinegra, mas o atacante se precipitou e chutou mal. Na sequência, o Botafogo respondeu, após Kauê lançar Janderson, o atacante ganhou de Antonio Carlos no corpo a corpo, se aproximou da área e bateu colocado no canto e a bola passou perto da meta tricolor. Aos 39, Gregore e John Kennedy receberam amarelo após um desentendimento durante o jogo. 

O Fluminense foi obrigado a fazer sua primeira substituição aos 40 da etapa inicial, Douglas Costa sentiu e teve que sair. Em seu lugar entrou John Arias. O arbítrio deu cinco minutos de acréscimos. Aos 45, Lucas Halter recebeu amarelo por falta em Arias para atrasar o contra-ataque do Tricolor das Laranjeiras. Aos 47, em lançamento para a área, Antônio Carlos subiu mais alto e testou para fora. Após isso nenhuma grande chance foi criada, e o Botafogo foi para o intervalo em vantagem. 

2° TEMPO

Os dois times mexeram no intervalo. Nos donos da casa, Antonio Carlos que não fez um bom primeiro, deu lugar a André. Já no Alvinegro, Lucas Halter amarelado deu lugar a Jefferson Maciel. 

O Fluminense começou a segunda etapa pressionando, no primeiro minuto, Arias avançou em direção da área e tocou para Renato Augusto, que passou para Terans de primeira, no entanto o uruguaio não pegou bem na bola e isolou. Na sequência, o Botafogo respondeu, após escanteio cobrado por Diego Hernández, a bola passou por tudo mundo na pequena área e sobrou para Mateo Ponte que pegou mal na bola isolou. 

Aos sete, Terans cobrou falta na direção do gol, mas a bola saiu baixa e passou a esquerda do gol de Gatito. Na sequência, o Botafogo respondeu duas vezes. Na primeira delas, Marlon tentou dar um balão em Raí na defesa, Kauê ficou com a bola e avançou em direção gol. Ele chutou e a bola passou com perigo ao gol de Felipe Alves. Aos nove, Lelê levou amarelo por reclamação. Um minuto depois, aos dez, Hernández recebeu na intermediária, levou para o meio e bateu colocado com muito perigo no canto  esquerdo. Um minuto depois, Mateo Ponte recebeu amarelo por falta em Lima. Dois minutos depois, aos 13, Arias levantou na área e a bola passou por Lelê que não conseguiu o cabeceio. A bola ficou com John Kennedy que foi bloqueado por Marçal. Aos 16, o Fluminense mexeu duas vezes, saíram Alexander e Guga para as entradas de Marcelo e Martinelli. 

Dois minutos depois, o Alvinegro fez sua primeira mexida no jogo. Raí deu lugar para Emerson Urso. Um minuto depois, Marlon tentou dar chapéu em Urso na pequena área e perdeu a bola para o atacante, que girou mas teve o seu chute bloqueado na hora decisiva, foi marcado o impedimento depois. Logo após a para técnica, Kauê disparou para área e rolou para o meio para Janderson que chegou batendo mas o chute foi bloqueado. Na sequência em empurra empurra na área, Urso dividiu com Marcelo e ficou caído na área, e os jogadores do Botafogo reclamaram.  Aos 28, os dois times mexeram. No Botafogo entraram Hugo e Damián Suárez nas vagas de Diego Hernández e Mateo Ponte. Enquanto no Fluminense Marquinhos entrou na vaga de Marlon. 

Aos 28, o Fluminense teve um penalti marcado ao seu favor, após Damián Suarez empurrar John Kennedy na área. Os jogadores do Botafogo reclamaram muito com a marcação . Na cobrança, o camisa 9 tricolor bateu de cavadinha e empatou o clássico. 2 a 2. 

Logo na sequência do empata, o Botafogo teve um pênalti. Após Kauê roubar a bola de André, disparar em direção ao gol do Fluminense e sofre falta por trás na área pelo camisa 7 tricolor que foi expulso. Na cobrança Marlon Freitas deslocou Felipe Alves e recolocou o Alvinegro na frente do marcador. 3 a 2 Botafogo. Na sequência o Botafogo mexeu, saiu Kauê para entrada de Yarlen, essa foi a estreia profissional do garoto de 18 anos. O arbitro Felipe da Silva Gonçalves Paludo deu oito minutos de acréscimos.  

Aos 47, após escanteio cobrado por Marcelo, Renato Augusto apareceu na primeira trave e obrigou Gatito a fazer uma defesa a queima-roupa. Aos 50, uma confusão começou após Felipe Alves tirar Yarlen de campo. Depois disso, os jogadores do Botafogo partiram para cima dele e o árbitro precisou conter os ânimos dos dois times  O goleiro tricolor levou amarelo. Aos 54, o Botafogo ampliou após lançamento de Hugo para área, o baixinho Emerson Urso deu um peixinho e ampliou o marcador. 4 a 2 Botafogo. Logo depois disso, o juiz terminou o jogo.

COMO FICA?

Com o resultado o Botafogo fica momentaneamente na quarta colocação, com 20 pontos, e torce para um tropeço do Vasco, que está jogando agora diante da Portuguesa. O Fluminense por sua vez fica em segunda colocação, com 22 pontos, mas pode ser ultrapassado ao decorrer da rodada com os resultados de Vasco e Nova Iguaçu.

O Fluminense agora, espera seu adversário nas semifinais do Carioca, que só vão ser decididos ao decorrer da rodada, seu próximo jogo será no próximo sábado (9). Enquanto o Botafogo por sua vez, irá entrar em campo para enfrentar o Bragantino, no primeiro jogo da terceira fase da Pré-Libertadores. A partida será disputada no Estádio Nilton Santos, na quarta-feira (6), às 21h30. 

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo