Esta quarta-feira (01), ficou marcada pelas importantes classificações do vôlei masculino, para a semifinal, e de Hugo Calderano no tênis de mesa, que vai disputar a final. As medalhas do dia, até aqui, ficaram com Bruna Takahashi (prata), no tênis de mesa, e no hipismo por equipes (bronze)
Vôlei
Em partida muito equilibrada, o Brasil venceu Cuba por 3×2 e está na semifinal do vôlei masculino. As parciais da partida foram de 25/23; 25/16; 17/25; 25/27 e 18/16. Darlan voltou a ser o destaque individual da seleção, com 28 pontos convertidos. O time brasileiro não vence o vôlei masculino no Pan-Americano, desde Guadalajra 2011, e não levou para o Chile nomes importantes, como Bruninho, Lucarelli e Lucão.
Tênis de Mesa
O único bronze do dia para os brasileiros, foi conquistado por Bruna Takahashi na final contra a cubana Adriana Diaz. A brasileira acabou derrotada por 4 sets a 3 e parciais de 9-11, 14-12, 11-3, 8-11, 8-11, 11-9, 11-7.
No tênis de mesa masculino, o medalhista olímpico Hugo Calderano, confirmou sua classificação para a final dos jogos em Santiago. A vaga veio após a vitória contra o mexicano Marcos Madrid, por 4 sets a 1. A final, valendo o ouro, será disputada ainda hoje contra o cubano Andy Pereira.
Hipismo
A única medalha do dia, por enquanto, ficou com o hipismo por equipes, que faturou o bronze. Setphan Barcha, Pedro Veniss, Rodrigo Pessoa e Marlon Zanotelli, o time brasileiro ficou atrás apenas dois canadenses (prata) e norte-americanos (ouro).