Flamengo

Em fase de testes, Paulo Sousa e Abel Braga têm primeiro desafio com clássico entre Flamengo e Fluminense

FOTO: FLAMENGO/FLUMINENSE/DIVULGAÇÃO

Mesmo sendo rivais, Flamengo e Fluminense tiveram um ponto em comum na virada da temporada: a troca do comando técnico. A equipe rubro-negra é treinada pelo português Paulo Sousa, enquanto a do Tricolor é administrada por Abel Braga, velho conhecido da torcida. Os dois estão em fases de testes para definir melhor o estilo de jogo de cada time, porém ambos já tem pela frente o clássico Fla-Flu e pode ser um divisor de águas. A partida será realizada, às 16h, no Nilton Santos, pela quarta rodada da Taça Guanabara. O Esporte News Mundo acompanha em tempo real.

O técnico Paulo Sousa teve a sua primeira partida sob o comando do Fla contra o Boavista somente e, teoricamente, está desvantagem, pois Abel Braga já vai para o seu quarto jogo com o time do Flu. E uma das mudanças notadas nas equipes foi o uso da linha de três zagueiros e os laterais depois da linha de meio-campo, atuando como alas.

Pelo lado do Fluminense, o tão aguardado 3-5-2, com Felipe Melo de líbero, por exemplo, foi utilizado em duas partidas. Na vitória contra o Audax, Abel poupou alguns titulares para fazer mais testes com o mesmo esquema. Nitidamente ainda é preciso um entrosamento maior da formação, que deixou muitos buracos na defesa contra Bangu, Madureira e Audax. Pelo lado do Flamengo, Paulo Sousa utilizou Gustavo Henrique, Noga e Cleiton como titulares. Na etapa final, David Luiz substituiu o primeiro, e o sistema foi mantido, com a “saída de bola em três”, com Noga na faixa central.

Além do setor de defesa, o ataque também teve interferências dos treinadores. Com personalidade, o português colocou Gabigol e Pedro juntos, anseio antigo da torcida. A dupla esteve em ação por quase 30 minutos na etapa final, e o treinador já deixou claro que será necessário para a formação ser utilizada ao longo do ano. Do lado tricolor, o questionamento sobre Fred e Cano juntos também foi levantado. Logo na primeira partida, os dois jogaram ao lado, porém por pouco tempo. O argentino garantiu a vitória no último jogo, mas deve começar no banco contra o Flamengo. No entanto, Abel tem uma pulga atrás da orelha por conta da boa atuação do jogador.

A certeza para o clássico é de que haverá muitas variações táticas por conta da fase em que os técnicos estão. Paulo Sousa já deixou uma boa impressão logo de cara com repertório variado, contudo, pode consolidar ainda mais seu trabalho. Abel Braga vem de duas vitórias consecutivas, porém não convenceu em campo. Ele chegou a ser vaiado pelos torcedores no último duelo por não colocar Ganso e optar pelo questionado Wellington. Mas sobretudo aos estilos e momento, um dos maiores clássicos nacionais coloca pressão em qualquer jogador ou treinador, e qualquer detalhe faz a diferença dentro de campo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo