O lateral Yago Pikachu passa por um grande momento em sua carreira. Marcado por ser um goleador, mesmo sendo um defensor, o atleta do Fortaleza tem números enormes em 2022. Em 38 jogos na temporada, foram 17 gols e 8 assistências. Entre os atletas da elite nacional, é o segundo com mais participações em gols, com 25, perdendo apenas para Hulk, do Atlético Mineiro, com 26.
É o maior goleador do Leão na temporada e considerando toda sua carreira, é a terceira em número de gols. A melhor temporada foi no Paysandu, em 2015, com 20 gols em 59 jogos. Em 2018, com a mesma quantidade de jogos, marcou 19 gols pelo Vasco. As duas marcas podem ser superadas em 2022.
Além das estatísticas, tem o fator decisão. Foi dele os três últimos gols do Fortaleza, onde rendeu duas vitórias. No primeiro jogo, contra o América, o placar de 1×0 valeu 3 pontos no Brasileirão. No último jogo, o ala marcou duas vezes, dando uma importante vitória, contra o arquirrival Ceará, no duelo de ida das oitavas de finais da Copa do Brasil. Com o placar de 2×0, o Tricolor pode até perder por um gol, no confronto de volta, que mesmo assim avançará de fase.
Em coletiva, Pikachu comentou seu bom momento pelo Leão do Pici. Questionado sobre a nova função tática, onde o técnico Juan Pablo Vojvoda o escala como ala, o jogador falou sobre essa liberdade adquirida:
É uma posição que me deixa muito bem à vontade. Claro que com os três volantes, me dá mais liberdade, principalmente o Ronald jogando do meu lado. É um jogador que me ajuda muito. Em certos momentos que eu acabo cansando, não precisa eu ir lá na frente marcar o adversário, ele faz essa função.
Yago Pikachu, lateral do Fortaleza
Sobre os números positivos, o lateral falou que ainda quer superar sua própria marca e passar a barreira dos 20 gols:
”Eu espero bater esse recorde de gols. Espero pelo menos chegar ao meu melhor ano, que foi 2015, onde conseguir fazer 20 gols, pelo Paysandu. Estou perto, mas ainda tem 20 a 25 jogos na temporada, são muitos jogos. Há altos e baixos na temporada, tanto coletivamente, como individualmente.”
Yago Pikachu, lateral do Fortaleza
Fora da lanterna, mas ainda na zona de rebaixamento, o Fortaleza precisa continuar a sequência de vitórias. Pikachu reforçou essa necessidade:
”A gente conseguiu uma vitória na última rodada, mas ainda é pouco, pelo que a gente espera, pelo que a gente deseja, que é sair da zona de rebaixamento o mais rápido possível. Como disse o Benevenuto disse que em uma entrevista, antes de virar o primeiro turno, a gente quer tá longe dessa zona de rebaixamento, porque a gente sabe que o Brasileiro é muito difícil.”
Yago Pikachu, lateral do Fortaleza
No topo das principais estatísticas ofensivas no país, Pikachu falou sobre suas chances de ser convocado para vestir a ”Amarelinha”:
”Se as coisas continuarem como estão, mantendo essa regularidade aí, em um, dois anos, mantendo esse nível de atuação, de números, que são importante, acredito que vai ser naturalmente, uma possível convocação.”
Yago Pikachu, lateral do Fortaleza