Depois de ter perdido o primeiro jogo da final do Goianão por 2 a 0 para o Atlético-GO, o Goiás precisava ganhar por no mínimo dois gols para que a decisão do estadual fosse realizada nos pênaltis. E conseguiu. O Esmeraldino venceu o Dragão por 3 a 1 no tempo normal, mas nas penalidades máximas, houve a derrota por 5 a 4, neste domingo (09), no Estádio da Serrinha, em Goiânia.
O jogo por completo, foi eletrizante do início ao fim. Logo aos sete minutos do primeiro tempo, teve pênalti para o Goiás, mas ele logo foi anulado pelo árbitro de vídeo. A partir dos 11′, foi um show de cartões amarelos. Primeiro foi com o Jefferson, do Atlético-GO, depois com o Sidimar, do Goiás, aos 16′ e com o Luiz Fernando, do Dragão, aos 17′. Com 21 minutos, Sander chutou cruzado ao receber a bola na área, mas o goleiro Ronaldo fez a defesa. Foi uma chance perdida do Esmeraldino. Aos 26′, foi a vez de Nicolas perder um gol, através de um chute de longe, que foi parar na linha de fundo. Quatro minutos depois, quem abriu o marcador foi o Atlético-GO. Luiz Fernando acertou a rede, depois de receber cruzamento de Rhaldney. Aos 37′, foi a vez dos mandantes empatarem. Alesson acertou uma bola de cabeça no canto esquerdo do goleiro Ronaldo e igualou o placar na Serrinha.
Na etapa final, Vinicius fez 2 a 1 para o Goiás por meio de uma penalidade máxima, aos dez minutos. Cinco minutos depois, Rodrigo Soares bateu forte na entrada da área, para a defesa de Tadeu. Aos 29′, Matheus Peixoto bateu colocado, mas Ronaldo defendeu o lance com os pés. Aos 31′, Matheus tenta novamente, desta vez, com um cabeceio, porém, a bola raspou a trave. O gol só saiu depois dos 50 minutos. Julián Palacios acertou o canto direito do Ronaldo e o placar ficava em 3 a 1 para o Verdão. O título seria decidido nos pênaltis.
Durante as cobranças, as duas equipes estavam acertando todos os chutes, até o lateral Esmeraldino Hugo ter o seu gol invalidado pelo VAR. Na ocasião, o árbitro de vídeo apontou que o jogador do Verdão deu dois toques na bola ao realizar o chute, e o lance acabou sendo invalidado. Na sequência, Bruno Tubarão cobrou para o Atlético-GO e deu o título para o Rubro-Negro. O 17º Campeonato Goiano de sua história.
Com o resultado, o Goiás vai para cinco anos sem conquistar o estadual. O maior jejum de sua história.