VINÍCIUS AZEVEDO E MATHEUS MACHADO
Logo depois da definição dos confrontos das semifinais da Copa do Brasil, Flamengo e Fluminense se enfrentam, neste domingo (18), pelo Campeonato Brasileiro, em momentos diferentes. Enquanto o Rubro-Negro desfruta da classificação para as decisões das copas, o Tricolor vive seu maior momento de instabilidade na temporada depois da eliminação para o Corinthians, na última quinta-feira. A bola rola para o Fla-Flu às 16h (de Brasília), no Maracanã.
+ Flamengo x Fluminense: prováveis escalações, desfalques, onde assistir e palpites
+É oficial: João Gomes renova com o Flamengo até 2027
Além de garantir vaga na finalíssima da Copa do Brasil, o Flamengo já havia se classificado para a decisão da Libertadores, contra o Athletico, em Guayaquil. Por outro lado, o técnico Dorival Júnior optou por deixar o Brasileirão em segundo plano e, consequentemente, viu o Palmeiras disparar na liderança com nove pontos de vantagem.
Para efeito de comparação, a última vez que o Rubro-Negro começou uma partida com o time titular no Brasileirão foi no dia 20 de julho, na goleada oor 4 a 0 sobre o Juventude, em Brasília. Desde então, pela competição, o Fla foi a campo em outras oito oportunidades com um time completamente alternativo, com apenas a presença do goleiro Santos.
No entanto, em função da distância das datas das finais, que só ocorrerão em outubro, a tendência é que o Flamengo inicie o clássico deste domingo com o “time das Copas”, ou seja, com força máxima. Dessa forma, Dorival deve escalar a equipe titular com: Santos, Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes e Everton Ribeiro; Arrascaeta, Gabigol e Pedro.
O Fluminense, por sua vez, terá um confronto de peso logo depois da trágica eliminação para o Corinthians, pela Copa do Brasil. O resultado da partida contra o Flamengo pode acalmar os ânimos nas Laranjeiras ou potencializar o sentimento de “terra arrasada”.
Frustados pela derrota na Copa do Brasil, jogadores e comissão técnica têm que virar a chave e focar no Campeonato Brasileiro. Com o Palmeiras isolado na liderança, a principal meta do Tricolor passa a ser ficar entre os quatro primeiros colocados da competição. Para isso, uma vitória em cima do maior rival é essencial. Vale ressaltar que a dupla Fla-Flu está empatada com os mesmos 35 pontos na tabela.
Um ponto positivo para o Fluminense é o retorno de André, que não jogou contra o Corinthians por estar suspenso. Com o volante, a proteção aos zagueiros e a saída de bola do time devem apresentar melhora em relação ao jogo de quinta-feira.
Siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, Facebook e Youtube. .
O retrospecto no clássico nessa temporada é bom para o Fluminense. Em quatro jogos, o Tricolor teve duas vitórias, um empate e uma derrota, além de ter conquistado o Campeonato Carioca em cima do rival. Em meio ao cenário atual, o Fla-Flu toma proporções decisivas para a continuidade do Fluminense e de Fernando Diniz na temporada.
Como dito anteriormente, o clássico entre Flamengo e Fluminense acontece neste domingo (18), às 16h (horário de Brasília), pela vigésima sétima rodada do Campeonato Brasileiro.