A equipe da Roma garantiu vaga nas oitavas de final da Europa League após derrotar o RB Salzburg por 2 a 0 e reverter a derrota na Áustria. Os romanistas contaram com um Olímpico de Roma lotado e pulsante, e ainda reviram a boa forma de Spinazzola e Dybala, este último que recebeu um tratamento intensivo para estar disponível hoje.
No tradicional 3-5-2, que se tornou marca registrada da Roma de José Mourinho, a equipe italiana adiantou suas linhas e pressionou a saída de bola do time austríaco. Aos 9′, uma jogada trabalhada entre Pellegrini e Spinazzola encontrou um cruzamento para Dybala acertar de cabeça. Kohn realizou a defesa mas contou com a sorte da bola também bater na trave.
Aos 25′ novamente a bola encontrou a trave do Salzburg, com Pellegrini cobrando escanteio e Mancini surpreendendo a defesa austríaca. O chute de Spinazzola aos 29′ levou perigo. O Italiano realizou uma de suas melhores partidas com a camisa da Roma, e dominou as ações do meio-campo com enorme facilidade.
Aos 33′, Spinazzola se desvencilhou da marcação apertada do Salzburg e caminhou em uma arrancada para a grande área. O cruzamento feito pelo italiano pelo lado esquerdo ainda desviou no defensor da equipe visitante e encontrou a cabeça de Belotti, que apenas guiou a bola para o fundo da rede. Aberto o contador, 1 a 0 para Roma.
Não demorou muito e aos 40‘, mais uma vez Spinazzola apareceu pelo lado esquerdo e venceu o marcado. O cruzamento certeiro encontrou os pés de Dybala, que atravessou o flanco direito e surpreendeu a linha da defesa. Golaço do argentino, o goleiro sequer esboçou uma reação. 2 a 0. Os donos da casa carimbaram sua passagem com apenas 45 minutos de jogo.
Spinazzola; o mágico romanista
Se no primeiro tempo Spinazzola faltou fazer chover com duas assistências magníficas, na etapa complementar, o italiano passou a orientar o sistema de marcação e atuou como um pivô no meio-campo liberando Pellegrini para atuar entre as linhas.
O Salzburg saiu para o jogo, desfez o cinturão no meio-campo e veio com Luka Sucic, no lugar de Maurits Kjærgaard. A equipe austríaca chegou a assustar Rui Patrício com Adamu aos 52′, mas a Roma estava muito mais aplicada a não levar gols do que os visitantes em buscar o resultado.
Aos 60′, a busca pela Roma encontrou dificuldades no meio-campo do Salzburg que consertou os problemas da etapa inicial. Isso não impediu Cristante de acertar um chute venenoso de média distância e obrigar Kohn a realizar uma defesa por puro reflexo.
Aos 72′, o Salzburg conseguiu trocar passes na grande área da Roma mas o chute fraco de Okafor fez Rui Patrício realizar uma defesa sem dificuldades. Aos 75′ uma troca tripla na equipe austríaca com as saídas de Amar Dedic, Nicolas Seiwald e Junior Adamu, para as entradas de Van Der Brempt, Oscar Gloukh e Benjamin Sesko. A Roma respondeu apenas com Wijnaldum no lugar de Pellegrini por cansaço.
O jogo caminhou sem sustos para a etapa final, a Roma soube aproveitar a vantagem que conseguiu no Olímpico e reviveu uma excelente atuação de Spinazzola e Dybala na etapa inicial. A dupla, que é considerada titular absoluta com Mourinho, pode render muito mais nas funções de criação como as que desempenharam contra o Salzburg.
Agora, a Roma aguarda o sorteio da Europa League para conhecer seu próximo desafio na competição. O sorteio dos confrontos das oitavas de finais do torneio será realizado amanhã, 24 de fevereiro, a partir das 11:00h, no horário de Brasília.
Acompanhe essas e outras notícias da Europa League no Esporte News Mundo.