Red Bull Bragantino
Emelec completa 92 anos no dia do duelo contra o Red Bull Bragantino pela Sul-Americana; saiba mais sobre o time equatoriano
— Continua depois da publicidade —
Segundo adversário do Red Bull Bragantino pela fase de grupos da Sul-Americana, o Club Sport Emelec completa 92 anos nesta quarta-feira (28), mesmo dia em que recebe o Massa Bruta no estádio George Capwell, na cidade de Guayaquil (EQU).
Fundado em 1929, o time é 14 vezes campeão do Equador. Na temporada 2021, o Emelec é o primeiro colocado no Campeonato Equatoriano e divide a ponta da tabela do Grupo G da Copa Sul-Americana com o RB Bragantino.
O time foi fundado pelo estadunidense Geroge Capwell, um entusiasta esportivo que trabalhava na Empresa Eléctrica del Ecuador. Da união das inicias da empresa, surgiu o nome do Club Sport Emelec. De acordo com a ata de fundação, o clube possuía equipes de diversos esportes, inclusive beisebol, esporte favorito de Capwell.
EMELEC X CLUBES BRASILEIROS
O Bombillo já enfrentou equipes brasileiras em 45 jogos. O último brasileiro enfrentado pelo clube equatoriano foi o Flamengo, pela Libertadores 2019. O jogo terminou com vitória do Rubro Negro, nos pênaltis. O Emelec venceu apenas 4 das 32 partidas contra times brasileiros pela Libertadores.
Pela Copa Sul-Americana, o histórico é equilibrado. São 4 vitórias e 4 derrotas em 8 jogos contra clubes do Brasil. Pela Sul-Americana 2014, a equipe de Guayaquil encarou São Paulo e Goiás. Em 2010, enfrentou Avaí e Botafogo.
No geral, a vantagem é brasileira. Dos 45 duelos. o Bombillo perdeu 27; venceu 10 e empatou 8. Quem balançou as redes mais vezes também foram os times brasileiros. São 37 gols marcados pelo Emelec contra 71 gols sofridos.
ESTÁDIO GEORGE CAPWELL
A casa do Emelec é famosa pela grande influência do “fator campo” sobre os visitantes. Isto acontece porque o estádio possui arquibancadas extremamente próximas às linhas que demarcam o campo. Com a torcida quase dentro dos gramados, o Emelec é muito forte em casa.
Inaugurado em 1945, o “caldeirão” George Capwell tem capacidade de 40 mil pessoas.
EMELEC X BARCELONA SC
O maior rival do Bombillo é o Barcelona Sporting Club. Juntas, as equipes de Guayaquil formam o “Derby do Estaleiro”. Perto do estádio do Emelec, existe até uma placa avisando que é proibido entrar vestindo amarelo, cor do Barcelona SC.
Siga o perfil do Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.