A partida entre Botafogo e Palmeiras já entrou com “cara de final”, e o jogo realmente teve emoção do início ao fim. Nesta quarta-feira, o Verdão aplicou uma virada histórica sobre o Botafogo e venceu por 4 a 3, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro amassou no primeiro tempo, com gols de Eduardo, Tchê Tchê e Júnior Santos. No entanto, o Alviverde reagiu na etapa final com brilho de Endrick, que fez dois gols. Flaco López e outro de Murilo, nos acréscimos para cofirmar a vitória.
Com este resultado, o Botafogo, ainda líder, agora tem apenas três pontos de vantagem, com 59 pontos, enquanto o Palmeiras se aproxima com 56, na segunda posição. Vale lembrar que a equipe carioca ainda tem um jogo a menos.
Amasso alvinegro
Depois da derrota para o Cuiabá no fim de semana, o Botafogo entrou em campo pressionado e precisando de uma vitória para se distanciar do justamente Palmeiras. O “senso de urgência” gritou, a equipe alvinegra foi muito superior ao Alviverde e conseguiu balançar as redes três vezes, com Eduardo, Tchê Tchê – os dois de fora da área – e Júnior Santos após rápido contra-ataque. E a diferença poderia ser ainda maior, porém foram disperdiçadas. Do outro lado, o time de Abel Ferreira teve um poderio ofensivo baixíssimo, e o fato de começar com três zagueiros pesou. Foram apenas duas finalizações, com Veiga e Endrick.
Endrick chama a responsabilidade e brilha
O Palmeiras voltou com uma postura totalmente diferente. E logo aos quatro minutos, Endrick chamou a responsabilidade e marcou um golaço. O menino arrancou para cima de três na marcação do Botafogo e finalizou por baixo do goleiro Lucas Perri. Ele pegou a bola de dentro do gol e foi para o meio-campo dizendo: “pode dar em mim, dá a bola em mim”. Depois disso, o Verdão seguiu forte no ataque e ainda marcou com Breno Lopes, mas estava impedido. Nos minutos finais, o camisa 9 recebeu passe na entrada da área, arruma nos pés e mandou no canto de Lucas Perri para balançar as redes outra vez.
Expulsão e pênalti perdido acendem a partida
A pressão do Palmeiras deu certo no segundo tempo e não deixou o Botafogo jogar. Em um dos contra-ataques, o zagueiro Adryelson fez falta em Breno Lopes e como era o último homem foi expulso após revisão do VAR. A torcida novamente protestou. Isto deu ânimo para os paulistas, mas logo em seguida, Tiquinho Soares foi derrubado na área, e penalidade foi marcada. O artilheirod o Glorioso cobrou, mas pede Weverton fez grande defesa.
Virada histórica
Depois disso, o Palmeiras voltou a crescer na partida e conseguiu um empate heroico. Em jogada pela direita, Endrick, da ponta direita do campo, faz o cruzamento na cabeça de Gustavo Gómez, que arruma para a frente e Flaco López manda para o fundo das redes. Do outro lado, os carioca tentavam sair, porém apagão na parte final chamou atenção. E no apagar das luzes, Veiga cobrou falta com lançamento na área, e Murilo só deixa o pé direito para mandar a bola para o fundo das redes e fechar o jogo.
Próximos jogos
Agora, os times focam na 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo faz clássico com o Vasco na segunda-feira, às 19h, em São Januário. Do outro lado, o Palmeiras encara o Athletico, no sábado, às 21h30, na Arena Barueri.