São Paulo
Entenda por que a torcida do São Paulo pede o retorno de Alexandre Pato
— Continua depois da publicidade —
Segundo o jornalista Gabriel Sá, da Jovem Pan, o retorno de Alexandre Pato ao São Paulo, que antes era tratado como incogitável, passa a ser uma possibilidade real. O staff do atleta e o clube devem conversar ao longo da semana. O atacante de 33 anos está sem clube e recentemente utilizou as instalações do Tricolor para se recuperar de uma lesão ligamentar no joelho.
O fato de Pato estar tendo contato direto com jogadores, comissão técnica e demais profissionais do São Paulo durante a recuperação, fez com que torcedores se agitassem nas redes sociais, pedindo para que o jogador permanecesse para uma terceira passagem no clube.
Uma parte dos são-paulinos se posiciona contra o retorno de Pato devido à idade avançada, excesso de jogadores na posição, histórico de lesões e temporadas recentes sem grande destaque do atleta. No entanto, também existem argumentos que ajudam a entender porque boa parte da torcida ainda acredita que ele pode ser útil neste momento que a equipe atravessa.
Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
O presidente da Torcida Independente, principal organizada do São Paulo, emitiu uma nota no último domingo (16), através do Instagram, fazendo cobranças à atual gestão. Um dos pontos em destaque no texto foi o desejo declarado de Pato em retornar ao Tricolor, além do valor que o jogador abriu mão de receber quando deixou o clube, em 2020:
“Alexandre Pato rescindiu seu contrato com o clube e diferente de muitos jogadores que recebem, até mesmo preso na Espanha (alusão a Daniel Alves), não quis receber o valor que tinha direito. Já se recuperou da lesão, fez o tratamento no Reffis e quer voltar a defender a camisa do SPFC.”
O grande número de contusões no ataque é outro fator que justifica a volta de Pato. A derrota para o Botafogo na estreia do Brasileirão, trouxe ao São Paulo mais duas baixas por lesões: David, com trauma no joelho direito, e Erison – que nem sequer foi relacionado por conta de questões contratuais -, com estiramento na coxa esquerda. Luciano também sentiu dores, mas a princípio não preocupa.
A qualidade técnica e as boas passagens de Pato pelo São Paulo também pesam a favor de seu retorno. Entre 2014 e 2015, emprestado pelo rival Corinthians, deu 15 assistências e marcou 38 gols em 98 jogos. Já na segunda passagem, contratado em definitivo, disputou 35 partidas, balançou as redes 9 vezes e deu 2 assistências, entre 2019 e 2020.