Futebol

Equipes da Série A comprovam melhoras na base com recebimento de certificado

Competições de base são mais valorizadas
Léo Sguaçabia/CBF

Atualmente, 95% das agremiações que integram o Campeonato Brasileiro da Série A possuem o Certificado de Clube Formador (CCF). Por meio do documento, os times comprovam que oferecem um ambiente saudável e condições adequadas para o desenvolvimento, dentro e fora das quatro linhas, para os novos talentos, além de proteger a instituição do assédio de outros clubes. Todas as equipes campeãs da primeira divisão nacional presentes nesta edição do Brasileirão Série A – Internacional, Grêmio, Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Santos, Cruzeiro, Atlético-MG, Botafogo, Bahia, Coritiba, Athletico, Fluminense, Vasco e Flamengo – apresentam o CCF.

Raul Fachini, gerente administrativo executivo das categorias de base do Internacional, agremiação pentacampeã da Copa São Paulo de Futebol Júnior (1974, 1978, 1980, 1998 e 2020), torneio de maior visibilidade da categoria, trata sobre a relevância do certificado.

“Este documento, que atribui ao Inter o status A, é muito importante para o Colorado, uma vez que posiciona o clube em uma prateleira de referência no trabalho realizado com os jovens atletas das nossas categorias de base”.

“É fundamental que os times obtenham o Certificado, uma vez que o clube que investe nos jovens atletas consegue diversos benefícios no futuro. Trata-se de uma prova de que o trabalho tem sido construído pela diretoria com foco no oferecimento de condições adequadas para os novos jogadores”, conclui Júnior Chávare, executivo de futebol da Ferroviária, que apresenta grande experiência em categoria de base e foi campeão do Brasileirão Sub-20 com o Atlético-MG em 2020.

Entre as vantagens oferecidas para os times que possuem o CCF estão: registro dos contratos de formação dos atletas a partir de 14 anos, preferência na renovação dos acordos, direito de indenização em eventual transferência do jogador para outro clube. Também é válido ressaltar que o documento serve como critério para que as equipes disputem as competições organizadas pela CBF e a CONMEBOL. Cristiano Dresch, vice-presidente do Cuiabá, última equipe campeã do Brasileirão de Aspirantes, torneio Sub-23 organizado pela entidade máxima do futebol nacional, e atual campeão do Campeonato Mato-Grossense Sub-20, comenta sobre o quão relevante é o selo para a agremiação do Centro-Oeste.

“Consideramos que o certificado emitido pela CBF faz parte de uma conquista muito expressiva para o Cuiabá. Este documento atesta que o clube tem conduzido os trabalhos com a categoria de base de maneira adequada. Assim, temos atraído jovens atletas de alto talento e geramos tranquilidade para os familiares”, explica Dresch.

No mesmo sentido, Marcelo Paz, presidente do Fortaleza que possibilitou que o Leão do Pici recebesse o primeiro Certificado de Clube Formador da história, pontua sobre a chancela recebida pelo time nordestino: “O selo é muito bom para todos os envolvidos na categoria: equipes, jogadores, agente de atletas e familiares. Foi a partir desta conquista que o Fortaleza passou a ter uma ferramenta especial de proteção aos jovens talentos da modalidade”.

Para que a instituição esportiva receba o CCF deve cumprir com uma série de exigências realizadas pela CBF. Entre os pontos necessários para que o selo seja emitido estão: oferecimento de alimentação, higiene, segurança, alojamento e cuidados para a área da saúde, como assistência médica, odontológica e psicológica.

João Marcelo, coordenador geral da base do Sport, time que prevê investimento de R$ 4 milhões para a base nesta temporada e que recuperou o certificado na atual gestão, comenta sobre os aportes: “Pensamos que a categoria é parte importante do futuro do Sport e que o valor que temos alocado para a modalidade contribuirá para o crescimento do nosso time. Durante os últimos meses, realizamos melhorias na parte estrutural e também aumentamos a quantia do capital aplicado no setor”.

“A renovação deste certificado é muito importante porque nos garante benefícios em relação aos jogadores que são formados no Guarani. Esse reconhecimento, por parte da CBF, é motivo de muito orgulho para nós e só indica que estamos no caminho certo, sempre em busca da excelência na formação dos atletas“, afirma André Marconatto, presidente do Guarani, clube que conta com o selo renovado até 30 de junho de 2024.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo