A ESL Pro League Season 16 de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) tem como campeã a Vitality. A equipe venceu por 3 mapas a 2 em uma grande final decidida nos pequenos detalhes. Os dois times venceram em seus mapas escolha e tudo ficou decido no mapa de desempate. Os campeões do torneio garantiram, além do título, a maior parte da premiação total de US$ 823 mil (aproximadamente cerca de R$ 4,2 milhões) e a vaga para a BLAST Premier World Final 2022. O craque francês ‘ZywOo’ foi eleito o melhor jogador do torneio.
Para saber mais sobre Counter-Strike e e-sports, siga o Esporte News Mundo pelo Twitter, Facebook e Instagram.
Veja abaixo o resumo do jogo:
Team Liquid 2 x 3 Vitality
INFERNO – Pick Team Liquid
O primeiro mapa foi um atropelo por parte da equipe norte-americana. A Liquid começou com lado TR (Terrorista) muito agressivo e logo no inicio venceu as cinco primeiras rodadas. A Vitality conseguiu buscar o prejuízo depois de triunfar em cinco rodadas, enquanto o time rival conquistava mais dois pontos continuando com o placar em vantagem. No fim do primeiro tempo, a cavalaria aumentou ainda mais sua vantagem depois de conquistar três pontos seguidos de quatro disputados deixando em 10 a 5 no placar.
No segundo tempo, a Liquid iniciou melhor vencendo o round de pistola e o forçado e ainda conseguiu limitar a Vitality em apenas mais dois pontos. O time norte-americano administrou a larga vantagem estabelecida logo no primeiro tempo para garantir mais quatro pontos fechando o placar em 16 a 7 e saindo na frente na ESL. O experiente ‘EliGE’ foi o destaque da Inferno com 19 eliminações.
DUST2 – Pick Vitality
O segundo mapa foi um replay do primeiro, desta vez, foi a equipe da Vitality que atropelou os rivais. Apesar disso, a Team Liquid saiu na frente no placar vencendo as três primeiras rodadas. Contudo, a equipe francesa virou o jogo após triunfar cinco rodadas consecutivas e depois vencer mais quatro pontos de sete que foram disputados. O placar do primeiro tempo foi 9 a 6 para os franceses.
Na inversão de lados, a Vitality com um CT (Contra-Terrorista) muito forte limitou a Liquid não deixando a equipe entrar nos bombsites. O time francês venceu o round pistola e o forçado e, apesar de terem perdido na rodada seguinte, a equipe voltou a triunfar na defesa emplacando uma sequência de cinco pontos seguidos para fechar o placar em 16 a 7 e empatar a grande final válida pela ESL. ‘ZywOo’ foi o grande destaque da Dust2 com 19 eliminações.
MIRAGE – Pick Team Liquid
Mais uma vez a Liquid garantiu um ponto jogando em seu mapa de escolha. Apesar de ter vencido a Mirage, a equipe norte-americana começou sendo atropelada pelos rivais. A Vitality venceu as duas primeiras rodadas e depois venceu mais duas de quatro que foram disputadas. A partir disso, a equipe francesa emplacou uma sequência de sete pontos consecutivos para abrir larga vantagem. A cavalaria voltou a faturar pontos depois de vencer as duas últimas rodadas fechando o placar em 11 a 4.
No segundo tempo, a equipe da Liquid devolveu o placar do primeiro tempo aproveitando o fato de estarem na defesa. A cavalaria venceu o round de pistola, o forçado e o primeiro armado para diminuir o prejuízo. Nas próximas rodadas a Vitality conseguiu garantir quatro pontos, contudo, a equipe norte-americana faturou os oito pontos faltantes para empatar a partida e levar para prorrogação.
No tempo extra, o equilíbrio foi ainda mais predominante e a defesa seguia com leve vantagem. A Vitality enquanto estava no ataque conquistava um ponto mas acabava perdendo dois pontos. Entretanto, isso acontecia do outro lado, a Liquid vencia um ponto de ataque mas perdia dois. Até que a cavalaria conseguiu emplacar boa sequência defensiva faturando os três pontos e depois na troca, precisando de somente mais um, garantiu eliminando todos os inimigos. O placar foi finalizado em 25 a 21 TL e ‘ZywOo’, apesar da derrota, foi o grande destaque do mapa com incríveis 51 eliminações.
OVERPASS – Pick Vitality
O quarto mapa da partida mais uma vez foi decidido nos detalhes e na prorrogação. Os donos da casa logo abriram excelente vantagem vencendo as cinco primeiras rodadas. Entretanto, a Team Liquid conseguiu virar a partida após triunfar nas seis rodadas seguintes, mas novamente se viu atrás no placar depois de perder mais dois pontos. Apesar disso, a equipe de ‘YEKINDAR’ ajustou suas táticas defensivas para virar novamente a partida e terminar em vantagem de 8 a 7 no placar contra a Vitality.
No segundo tempo, a Vitality mais uma vez começou vencendo e já empatou a partida novamente. Contudo, a Liquid foi atrás do prejuízo e conquistou quatro rodadas seguidas. Em um round decisivo a equipe francesa conseguiu vencer os mesmos quatro pontos para empatar outra vez a partida. No fim do segundo tempo o time norte-americano venceu três pontos de seis disputados, sendo que o último deles, foi para levar a partida para o tempo extra mais uma vez.
Na prorrogação, a Vitality foi extremamente superior enquanto estava na defesa, mas ao trocar de lados a ‘NAF’ e seus aliados foram para cima para tentar reverter o placar, mas não obtiveram sucesso e acabaram sucumbindo para o ataque agressivo dos franceses. O placar terminou em 19 a 17 e mais uma vez ‘ZywOo’ foi o destaque. Desta vez, o craque francês teve 35 baixas.
VERTIGO – Desempate
No mapa para decidir o título de campeão da ESL Pro League Season 16, a equipe da Vitality iniciou do lado defensivo do mapa com muita solidez. A equipe francesa venceu as oito primeiras rodadas abrindo larga e excelente vantagem. A Liquid até conseguiu buscar o prejuízo vencendo cinco pontos de sete disputados e com grande ajuda do JMV (Jogador Mais Valioso) da equipe até o momento, ‘oSee’ (Liquid), que eliminou ‘apEX’ (Vitality) para fechar o primeiro tempo em 10 a 5 no placar para o time francês.
Na troca de lados, a Vitality até começou melhor ampliando sua vantagem em mais dois pontos. Entretanto, a equipe da Liquid foi buscar o prejuízo e venceu seis pontos de sete disputados diminuindo a grande diferença estabelecida pelos rivais no primeiro tempo. Contudo, a equipe francesa conquistou os pontos necessários para fechar o mapa em 16 a 11 e com ajuda de ‘ZywOo’ que teve duas baixas em uma rodada improvável para garantir o primeiro título de ESL para a Vitality. ‘ZywOo’ mais uma vez foi o destaque do mapa com 25 eliminações.