Eurocopa

Espanha atropela Croácia na estreia da Euro

Espanha e Croácia se enfrentaram pelo primeiro jogo do Grupo B da Euro 2024

Em grande atuação coletiva, espanhóis superam croatas e largam na liderança do Grupo B

(Foto: Odd Andersen/AFP via Getty Images)

A Espanha estreou na Eurocopa em grande estilo. La Roja venceu a Croácia, por 3 a 0, neste sábado (15), no Estádio Olímpico de Berlim. Os gols de Morata, Ruiz e Carvajal foram mais do que suficientes para os espanhóis superarem uma das equipes mais fortes do continente com autoridade.

Espanha amassa e constrói resultado

Como esperado, o jogo começou com a Espanha tendo mais a posse de bola e sufocando a saída adversária, enquanto a Croácia tentava superar a pressão, mas sofria para criar. No entanto, os espanhóis não conseguiam levar perigo como gostariam: nos primeiros 15 minutos de jogo, Morata e Yamal tiveram oportunidades, mas não converteram da melhor maneira.

Sobrevivendo à pressão, a Croácia conseguiu, aos poucos, encontrar seus espaços. Porém, em uma dessas escapadas, os croatas cederam a brecha certa para a Espanha abrir o placar: em bola recuperada pela defesa espanhola, Fabian Ruiz meteu uma bela bola para Morata sair de cara com Livakovic, abrir o placar e só tornar o terceiro maior artilheiro da história da Euro, com sete gols, empatado com Alan Shearer e Antoine Griezmann.

Além da marca histórica, o gol de Morata pôs fogo na partida! A Croácia tentou responder, em chute de Kovacic, que parou nas mãos de Unai Simón, porém, a Espanha mostraria força na sequência. Autor da assistência para Morata, Fabian Ruiz assumiu a responsabilidade, costurou a defesa croata e finalizou no ângulo, sem chances para Livakovic.

Na saída de bola, a Croácia voltou a tentar em bela finalização de Brozovic, espalmada por Unai Simón nos pés de Majer, que completou para fora. Minutos depois, Gvardiol acertou um belo chute cruzado, mas ninguém aproveitou. Os croatas lamentariam e muito essas chances perdidas: nos minutos finais, Yamal cruzou com veneno e Carvajal, totalmente sozinho, tocou para o fundo do gol, marcando o terceiro da Espanha, antes do intervalo.

+ Alemanha atropela a Escócia no jogo de abertura da Euro
+ Sarkic, goleiro do Milwall, tem morte repentina aos 26 anos

Croácia tenta pressionar, mas espanhóis controlam

Na volta para o intervalo, a Croácia decidiu ir para cima para tentar reduzir os danos. Com boa movimentação, a equipe dos balcãs tentava chegar como podia, mas ainda cedia espaços. Em um desses momentos, Lamine Yamal escapou pela direita e tentou bater no canto, mas parou em grande defesa de Livakovic.

O lance não afetou o emocional dos croatas, que tiveram uma grande chance com Stanisic, que recebeu de Kovacic e bateu para o gol, mas viu Carvajal salvar a Espanha. Na sequência, Budimir tentou completar de cabeça, mas não colocou força suficiente e viu a defesa espanhola afastar.

Precisando de gols, a Croácia colocou Perisic e Bruno Petkovic para aumentar a presença ofensiva, mas esbarrava na posse inteligente da Espanha, que controlava a vantagem e especulava algumas oportunidades, quando tinha espaço. Porém, o que caminhava para ser uma vitória tranquila, quase ganhou contornos de dramaticidade.

Em saída de bola errada de Unai Simón, a Croácia retomou a bola e Rodri derrubou Petkovic na área: pênalti e cartão amarelo para o volante. Na cobrança, o próprio Petkovic foi para a bola, parou nas mãos de Unai Simón, mas, no rebote, o atacante completou para o gol. O problema foi que Perisic invadiu a área antes da cobrança, o que anulou o tento.

“Vilão” do lance anulado, Perisic teve a oportunidade de virar herói, mas parou em Unai Simón, em finalização de fora da área. Com o jogo na mão, a Espanha conseguiu controlar qualquer ímpeto croata e garantiu um ótimo resultado na estreia da Euro.

A Espanha volta a campo na próxima quinta-feira (20), às 16h (de Brasília), para o clássico contra Itália, na Arena Schalke, em Gelsenkirchen. Já a Croácia joga contra a Albânia, na quarta-feira (19), às 10h (de Brasília), no Volksparkstadium, em Hamburgo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo