A segunda partida das quartas de final do futebol masculino das Olimpíadas de Paris foi realizada nesta sexta-feira (2), em Lyon. Espanha e Japão se enfrentaram, e a Fúria venceu o jogo pelo placar de 3 a 0, credenciando sua vaga nas semifinais.
O jogo envolveu uma grande performance dos espanhóis, que dominaram praticamente toda a partida e não deixaram muito para os japoneses lidarem dentro de campo. Isto apesar de um lance polêmico no que seria o gol japonês do jogo.
A partida
Com dez minutos de jogo, a Espanha tomou a dianteira do placar. Depois de tomar a bola no setor ofensivo, Pablo Barrios deixou para Fermín López dominar e botar para bater com a esquerda. Kokubo ainda tentou defender, mas a bola foi parar no fundo de suas redes.
O Japão buscava reagir, mas a seleção espanhola era quem tinha as melhores chances de jogo. O primeiro tempo se mostrou bastante equilibrado, com os dois times brigando pela bola e querendo buscar as oportunidades de finalizar contra as respectivas metas adversárias.
+ Marrocos goleia EUA e é primeiro semifinalista do futebol nas Olimpíadas
A polêmica da partida se deu aos 39 minutos. Fujita fez o passe para Hosoya tirar a marcação adversária e finalizar para empatar o jogo. No entanto, o VAR entrou em ação e decidiu rever um possível impedimento na jogada, detectado pelo vídeo e anulando o que seria o gol japonês.
E no final do primeiro tempo, por pouco o Japão não se redimiria com o mesmo Hosoya, desviando de cabeça a cobrança de falta e mandando a bola na trave.
Já na segunda etapa, a pressão foi da Espanha, que teve chances com Abel Ruiz e Fermín López, ambas desperdiçadas.
A partida seguia um tanto aberta, com espanhóis e japoneses indo para cima e criando suas chances, mas com o controle maior das ações pertencendo aos ibéricos. Mito, aos 19, teve a chance de marcar mas Tenas parou a jogada. A resposta espanhola veio aos 27, quando Sergio López aproveitou jogada ensaiada em escanteio e deixou para Fermín López bater forte e ampliar a vantagem da Fúria em Lyon.
Dali em diante, o controle do jogo foi dos europeus, apesar de chances desperdiçadas por Hosoya pouco depois, A Espanha selaria sua classificação com Abel Ruiz, que aproveitou rebote de cobrança de escanteio para marcar o terceiro e decisivo gol do jogo.
Agora, a Espanha terá nas semifinais o Marrocos, que eliminou os Estados Unidos, na decisão por uma vaga na final masculina do futebol das Olimpíadas.