Eurocopa

Com gols de Morata e Lewandowski, Espanha e Polônia empatam em Sevilla

Espanha e Polônia ficam no empate na Euro 2020
Foto: Olimpik via Imago Images

O encontro esperado entre Espanha e Polônia terminou empatado em 1 a 1, neste sábado. Os espanhóis até abriram o placar com Alvaro Morata, mas Robert Lewandowski empatou o duelo, que poderia ter tido um vencedor, mas Gerard Moreno desperdiçou pênalti.

Espanha dominante e mais incisiva no terço final do campo 

O jogo começou com um roteiro já pré-definido: Espanha dominando a partir da posse. No entanto, a Polônia também apresentava uma estratégia mais agressiva. Os poloneses alternavam os seus blocos de marcação e se posicionavam na altura do meio-campo (blocos médios) e também com encaixes individuais no campo de defesa da “Fúria” para dificultar a construção de jogo. 

E a primeira grande chance do jogo foi dos visitantes. Aos cinco minutos, Klich recebeu de Lewandowski na intermediária e arriscou um forte chute. A bola passou rente ao travessão do goleiro Unai Simón. 

Mas depois dos primeiros 15 minutos de jogo, a Polônia começou a adotar uma linha mais baixa. Já a Espanha começava a ganhar mais terreno e instalar os seus jogadores no campo de defesa do adversário. O time de Luis Enrique partia de um 4-3-3 com Rodri na base, Koke/Pedri interiores, Olmo/Moreno pelos lados e Morata dando profundidade por dentro. 

A ideia era buscar as combinações entre os laterais (Alba/Llorente), interiores (Koke/Pedri) e extremos (Moreno/Olmo) para o time progredir com a posse. No entanto, a Espanha tinha dificuldades para ter uma construção mais fluida e quebrar a linha de cinco dos poloneses. 

Porém, aos 25 minutos a Espanha conseguiu ser incisiva. Justamente com um jogador que ganhou a sua vaga como titular, Gerard Moreno. O atacante, jogando pelo lado direito, conduziu de fora para dentro e finalizou fraco. A bola encontrou Álvaro Morata, que só completou para o fundo das redes. Depois da revisão do VAR, o árbitro confirmou o gol. Primeiro tento dos espanhóis na Euro 2020. 

A Polônia não conseguia repetir os bons minutos do começo do jogo. A Espanha empurrava ainda mais o adversário para trás e dava pouquíssimas chances para os poloneses saírem em transição rápida. 

Mas o time de Lewandowski chegou com perigo pela segunda vez aos 34 minutos. O atacante polonês dominou pela direita e fez o cruzamento na pequena área. Swiderski se antecipou, resvalou, mas a bola passou por cima da meta espanhola. 

Aos poucos a Polônia começou a povoar o sistema defensivo da Espanha. E a melhor oportunidade dos poloneses surgiu aos 42 minutos. Swiderski recebeu na intermediária, saiu da marcação e finalizou colocado. A bola explodiu na trave. No rebote, Lewandowski dominou e chutou forte de esquerda. Unai Simón impediu o empate dos visitantes. 

O final da primeira etapa ficou mais aberto e a Espanha respondeu aos 44 minutos. Alba recebeu belo passe de Pedri em profundidade e cruzou. Gerard Moreno se antecipou aos defensores e bateu colocado para fora. Grande chance criada pelo time de Luis Enrique. 

Segundo tempo: Polônia volta mais competitiva  e Lewandowski iguala o marcador 

No segundo tempo o contexto do jogo mudou. A Espanha já não pressionava tanto a saída de bola e se posicionava com um bloco médio. Sendo assim, quem assumiu o controle da posse de bola foi a Polônia. E a estratégia funcionou. 

Aos nove minutos, Jozwiak recebeu no lado direito e fez o cruzamento. E ele apareceu. Robert Lewandowski. O atacante ganhou de Laporte no alto e cabeceou firme para o chão. Tudo igual em Sevilla. 

Logo na sequência os espanhóis tiveram uma grande chance para dar o troco. Aos 11 minutos, Gerard Moreno fez jogada pelo lado direito e recebeu um pisão no pé esquerdo. O árbitro de vídeo chamou o de campo e ele apitou o pênalti. O atacante do Villarreal foi para a cobrança, mas a bola explodiu na trave esquerda. 

Com o empate no placar o jogo ficou mais parelho. A Espanha tentava impor o seu ritmo, mas os poloneses também saíam para o jogo. 

Entretanto, na reta final do segundo tempo, a Espanha voltou a dominar territorialmente o confronto. O time de Luis Enrique movia a bola de um lado para o outro e tentava buscar os espaços na defesa polonesa. 

O técnico espanhol colocou Sarabia e Fabian Ruiz nos lugares de Gerard Moreno e Koke. A ideia era ter mais controle e chegar com perigo aos terços finais do campo. 

Aos 35 minutos os donos da casa voltaram a assustar. Pedri foi acionado na grande área e escorou para Rodri. O meio-campista do Manchester City acertou um forte chute de esquerda, mas a bola foi no centro do gol . 

O volume da Espanha cresceu nos minutos finais. Aos 38, a “Fúria” chegou com perigo mais uma vez. Alba fez um belo passe para Ferran Torres. O atacante dominou e a bola sobrou para Morata. O camisa 7 tentou finalizar, mas não conseguiu ajeitar o corpo para definir. 

A Espanha parecia mais desgastada fisicamente nos minutos finais do duelo. Os espanhóis não conseguiam esboçar uma reação e abafar o sistema defensivo da Polônia. Sem mais chances na reta final, o duelo terminou empatado por 1 a 1. 

Situação no grupo E: 

Com o resultado final, a Espanha permanece na terceira posição do grupo com dois pontos conquistados. Já a Polônia fica em uma situação mais complicada. O time de Lewandowski está na última posição com apenas um tento. Ambos os times precisam vencer o próximo jogo para avançar à próxima fase. 

Agenda:

Espanha e Polônia voltam aos gramados na próxima quarta-feira (23), às 13 horas, em jogo válido pela última rodada do grupo E. A “Fúria” enfrenta a Eslováquia em Sevilla e os poloneses têm pela frente o duelo contra a seleção sueca em São Petersburgo. 

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo