Na manhã desta sexta-feira a seleção espanhola de basquete 3×3 feminino venceu a seleção australiana pelo placar de 21 a 18. A Espanha conseguiu uma vitória por ter conseguido atingir a pontuação máxima e superou o favoritismo da Austrália, que liderava a classificação da categoria feminina até o início da partida. O resultado colou as espanholas no quarto lugar e manteve vivas as chances de classificação direta à próxima fase.
A partida foi marcada por muito equilíbrio, apesar de não ter tido muitas trocas de liderança no placar. A Espanha apresentou uma eficiência muito maior nos arremesso de 2 pontos e converteu todos os seus lances livres na partida, fatores que fizeram grande diferença para o resultado final. A Austrália, apesar de muitos erros cometidos, ainda conseguiu uma melhor precisão nos arremessos de curta distância em comparação às espanholas, porém, converteram apenas 1 arremesso de 2 pontos em 6 tentativas e erraram metade de seus lances livres cobrados.
Vega Gimeno e Sandra Ygueravide foram as cestinhas da vitória espanhola, com 9 pontos anotados para cada uma. Ygueravide também se destacou por converter 3 dos 4 tentativas arremessos de 2 pontos.
Na Austrália, os destaques ficam para Marena Whittle, que marcou 7 pontos, sendo a maior pontuadora da equipe no jogo, e Anneli Maley que anotou 5 pontos e 7 rebotes.
A Espanha ainda tem mais um compromisso nesta sexta-feira pelo basquete 3×3 feminino. A seleção enfrenta o Canadá, atual vice-líder da competição, às 16h do horário de Brasília. Além disso, as espanholas ainda terão um último desafio diante da Alemanha, que passou a liderar a competição com a derrota da Austrália, amanhã (3), às 13h (de Brasília).
As australianas terão apenas mais um compromisso pela fase de grupos, contra a anfitriã França neste sábado (3) às 13h35 (de Brasília). Uma vitória neste confronto pode classificar a Austrália diretamente para a semifinal, a depender dos resultados de suas adversárias.