A atual campeã do mundo, a Espanha, enfrentou a anfitriã da última olimpíada e medalha de prata em Londres 2012, o Japão, no Stade de la Beaujoire, em Nantes, pelo Grupo C, grupo onde a seleção brasileira também está. As espanholas são uma das favoritas pela medalha de ouro no futebol feminino, porém o Japão também promete brigar por medalhas.
PRIMEIRO TEMPO
Como era de se esperar, o jogo começou com um equilíbrio entre as duas seleções, mas com a Espanha tendo a maior posse de bola durante os primeiros minutos e o Japão com a proposta de jogar no contra-ataque. As espanholas tiveram a primeira boa chance no primeiro minuto de jogo com a ponta De Castillo avançando pela direita e finalizando nas mãos da goleira Yamashita. Dois minutos depois, as japonesas tiveram sua primeira grande chance com a meia Fujino finalizando dentro da área e obrigando a goleira Catarina Coll a fazer uma ótima defesa.
Aos 10 minutos, a seleção do Japão se lançou para o ataque e mandou um lançamento para a atacante Tanaka, a goleira Coll falhou ao tentar interceptar o lançamento e levou a volante Patri Guijarro a cometer a falta e receber o cartão amarelo. Na cobrança de falta, Fujino cobrou com perfeição por fora da barreira e deu a vantagem no placar para as japonesas. A Espanha não deixou se abater com o gol sofrido e continuou propondo seu jogo de posse de bola, chegando ao empate aos 23 minutos, após uma jogada de De Castillo pela direita, que rolou para a atual melhor jogadora do mundo, Bonmatí, limpando da goleira e só empurrou para o fundo das redes para empatar a partida.
Depois do empate, as japonesas pareciam ter sentido o gol e, a partir daí até o fim do primeiro tempo, a Espanha dominou as ações do jogo novamente, tendo ainda mais posse de bola, terminando a primeira etapa com 73%, fora outras boas oportunidades que pararam ou na goleira Yamashita ou foi para fora do gol.
SEGUNDO TEMPO
A segunda etapa começou ainda com um domínio da Espanha na posse de bola, porém a seleção do Japão conseguiu levar um certo período após muito tempo com Hasegawa, que parou nas mãos de Cata Coll. Apenas um minuto depois, as espanholas chegaram com perigo num bate-rebate na área do Japão, mas que no final acabou ficando com a goleira Yamashita. Na sequência do lance, Caldentey recebeu um lançamento da defesa e desperdiçou, mandando para fora.
Depois, o jogo foi novamente sendo controlado pela seleção da Espanha, chegando a bater 76% na segunda etapa, não deixando a seleção do Japão jogar, que depois do susto que deu na Espanha no início do segundo tempo, não chegou mais à meta espanhola. Depois de muito pressionar, as espanholas conseguiram chegar à virada com boa tabela de Bonmatí e Caldentey, que limpou a marcação e bateu colocado no canto da goleira Yamashita, dando a vantagem no jogo e a liderança parcial do grupo.
Do gol até o final do jogo, a Espanha apenas teve o trabalho de administrar a vitória, controlando a posse, chegando a impressionantes 80%, e se lançou para o ataque algumas vezes pra tentar fechar o caixão da seleção do Japão, porém sem sucesso e garantindo a primeira vitória do grupo, com direito a virada por 2 a 1.
O Japão até tentou se lançar para uma pressão final já nos acréscimos, chegando a fazer a defesa espanhola trabalhar para evitar o gol de empate. Porém o resultado ficou com as espanholas.
PRÓXIMOS JOGOS
O próximo compromisso das atuais campeãs do mundo, a Espanha, será contra a Nigéria, neste domingo (28), às 14h (de Brasília), nesse mesmo estádio da partida de hoje, em Nantes. Já as japonesas enfrentarão a seleção brasileira também neste domingo, às 12h (de Brasília), no Parc Des Princes, em Paris.