Botafogo

Especialista destaca gestão de jovens atletas no Botafogo: ‘Exemplo de SAF’

Especialista em gestão esportiva, Danilo Barbosa elogiou a SAF do Botafogo no processo adotado na formação de jovens atletas.

Foto: Arquivo Pessoal

Adquirido por John Textor como SAF, o Botafogo se transformou nas últimas temporadas e, com organização financeira, é o favorito na conquista do título brasileiro deste ano. Um dos primeiros a se tornar clube empresa no Brasil, o Alvinegro pode se tornar um exemplo para outras equipes, como explicou Danilo Escobar, especialista em gestão esportiva.

Em entrevista ao podcast “Depois do Jogo”, o empresário destacou a visão do Botafogo para as categorias de base, além dos investimentos no futebol profissional, e que pode ser decisivo para a formação de jovens atletas no futuro.

– O que o Botafogo está implantando é uma cultura europeia. Hoje, na base, existe uma obrigação de aprender uma segunda língua, de estudar um novo idioma, focando em realmente formar cidadãos, indo além de ver o jovem como um atleta do clube, mas sim um membro da sociedade.

Danilo Escobar tem experiência na compra e venda de SAF’s, tendo trabalhado no processo em outros clubes no Brasil. Além do Botafogo, o empresário elogiou o Bahia e explicou que o projeto está longe de ser baseado apenas em mais dinheiro.

– O brasileiro não está pronto para a SAF, porque o projeto não é dinheiro e organização. Quando entenderem que SAF é gestão, aí sim, os clubes vão conseguir ter projetos de vida longa, e que deem certo. Hoje no Brasil os dois clubes que são exemplos nesse processo é o Botafogo e o Bahia, que já implementam uma mentalidade profissional e europeia no futebol.

Caso se confirme, a conquista do Campeonato Brasileiro, apenas dois anos após a criação da SAF, será mais um fator positivo em relação ao processo de clube empresa no Brasil. Focado na disputa, o Botafogo volta a campo no próximo domingo (29), às 20h (de Brasília), contra o Cuiabá.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo