Esquiva Falcão é indicado para ser desafiante para cinturões no boxe

Publicado em

Divulgação/Facebook Oficial Esquiva Falcão
— Continua depois da publicidade —

O Brasil poderá ter mais uma chance de lutar por cinturão no boxe. Nesta terça-feira (18), a Associação Mundial de Boxe e a Federação Internacional de Boxe definiram que Esquiva Falcão será o desafiante indicado a lutar pelo cinturão dos médios das respectivas entidades contra o cazaque Gennady Golovkin.

O empresário do brasileiro, Sérgio Batarelli, revelou ao Combate que recebeu comunicado conjunto das duas entidades no qual o capixaba foi confirmado para desafiar o ‘GGG’ e recomendando que os respectivos times dos dois lutadores comecem a discutir a viabilização do combate, previsto segundo o documento para os primeiros meses de 2023;

– Agora é oficial. Recebi duas caras da FIB e da AMB confirmando Esquiva Falcão x Gennady ‘GGG’ Golovkin pelo título mundial e ordenando às duas equipes para iniciar as negociações para a realização da luta, que deverá acontecer no início de 2023. Acredito que em fevereiro ou março, mas é só um palpite. A data e o local dependem as negociações – diz a nota de Batarelli.

Publicidade

LEIA TAMBÉM

+ Jorge Masvidal faz ‘pedido’ para enfrentar Leon Edwards pelo cinturão do UFC

Na carta enviada pelas entidades, tanto a Associação Mundial como a Federação Internacional confirmaram que o duelo entre Esquiva e Golovkin será ‘obrigatório’ (isto é, o cazaque terá que enfrentar o brasileiro conforme suas obrigações de campeão) e válido para definir o campeão dos médios nas duas categorias.

Além disto, coloca que o vencedor desta luta (ou, no caso de empate, ‘GGG’) deverá defender em até 120 dias os cinturões contra o cubano Erislandy Lara, que é dono do cinturão ‘oficial’ da Associação Mundial, já que o cazaque é tido pela entidade como ‘supercampeão’. Lara poderá fazer, no período em que Esquiva e Golovkin se prepararem para esta luta uma defesa de seu título.

Ainda invicto em sua carreira de 30 lutas no boxe profissional, o medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Londres-2022 lutou pela última vez em maio, ao derrotar o argentino Cristian Rios. Já ‘GGG’, um dos grandes nomes do boxe na atualidade, vem de derrota para Saúl ‘Canelo’ Álvarez em luta disputada em setembro.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile