Conmebol Libertadores

Está chegando a hora! Flamengo e Athletico-PR fazem a grande decisão da Libertadores 2022

Publicado em

Foto: Alexandre Vidal / Flamengo
— Continua depois da publicidade —

Rumo à glória eterna! Hoje, sábado (29), às 17h, Flamengo e Athletico-PR entram a campo no Estádio Monumental, em Guayaquil, para a grande decisão da Copa Libertadores 2022. Esta será mais uma página do histórico de confronto entre os dois times, que nos últimos anos, se encontraram em confrontos mata-mata em várias oportunidades.

O Flamengo chega em sua terceira final de Libertadores em quatro anos e a quarta em toda a sua história. Após vencer o River Plate em 2019 e perder para o Palmeiras em 2021, o Rubro-Negro busca o seu terceiro troféu na competição – além de encerrar o ano com a conquista de dois títulos importantes, além da Copa do Brasil.

O ano começou de forma instável. Sob o comando de Paulo Sousa no primeiro semestre, o time não dava indícios de evolução e fez poucos jogos bons. Atuações ruins na Copa do Brasil e o início péssimo de Brasileirão fizeram com que o técnico não resistisse. Quando Dorival Júnior chegou, os ares da Gávea começaram a mudar e a confiança tomou o elenco e a torcida. Ele encontrou a escalação ideal, com Pedro e Gabriel Barbosa à frente, e o time avançou nas duas copas.

Publicidade

A tendência é que o Flamengo tenha o seu time completo para a finalíssima. Thiago Maia estava no departamento médico por conta de uma lesão no joelho sofrida após a final da Copa do Brasil, mas desde o início não preocupava para a final e treina normalmente. Arturo Vidal, que recentemente sofreu trauma no joelho, treinou junto à equipe. Ontem, sexta-feira (28), o Flamengo fez seu último treino no estádio George Capwell, do Emelec, além do reconhecimento do gramado do Estádio Monumental, que receberá a final.

+ Torcedores do Flamengo enfrentam problemas com agência de viagens e não devem embarcar para final da Libertadores

+ Torcedor do Chelsea, jornalista equatoriano tieta Felipão em Guayaquil e aposta no Athletico: ‘Flamengo não tem Scolari’

O Athletico chega para o que vem sendo considerado o jogo mais importante de sua história, ou, ao menos, dos últimos 17 anos. Em 2022 o clube investiu como nunca em seu elenco, e, depois de encontrar em Felipão a peça que faltava, chega muito esperançoso à sua segunda final de Copa Libertadores.

Scolari, que volta a enfrentar o Flamengo depois de receber muitas críticas pela “retranca” utilizada na Copa do Brasil, abandona o esquema de três zagueiros e preenche o meio campo em provável escalação – Alex Santana ganha vaga no setor, mas não substitui Terans, como vinha acontecendo. Quem perde espaço é o uruguaio Canobbio.

O 4-4-2 armado também tem novidades no ataque. Pablo, homem de confiança do treinador, começa a partida ao lado de Vitinho, que ganhou muito espaço depois da classificação athleticana contra o Palmeiras. Na zaga, Bento, Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner formam quinteto regular, mas com problemas na bola aérea.

O Furacão encerrou sua preparação na tarde da última sexta-feira (28), fez reconhecimento do gramado do Estádio Monumental Isidro Romero Carbo. O último treinamento também foi ontem, mas pela manhã e time não tem desfalques para a partida fora de Marcelo Cirino, que se recupera de lesão ligamentar no joelho há mais de dois meses.

Para saber tudo sobre a Libertadores, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

O jogo começa hoje, sábado (29), às 17h. Você acompanha todas as emoções da finalíssima aqui, no tempo real do Esporte News Mundo!

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile