Mesmo antes de começar as Olímpiadas oficialmente, a festa de abertura será na sexta-feira (26/07), alguns esportes já começaram a serem disputados. Pelo futebol feminino, Estados Unidos enfrentou a Zâmbia e venceu por 3 a 0, no estádio Allianz Riviera. A equipe chegou na partida com quatro vitórias nos últimos quatro jogos, enquanto a Zâmbia possuía somente uma vitória, com o mesmo número de confrontos. A partida foi apitada pelo árbitro brasileiro Ramon Abatti Abel.
O time americano foi escalado com Alyssa Naeher; Naomi Girma, Tierna Davidson, Emily Fox e Crystal Dunn; Lindsey Horan, Rose Lavelle, Sam Coffey; Trinity Rodman, Mallory Pugh Swanson e Sophia Smith.
A Zâmbia foi a campo com Ngambo Musole; Esther Siamfuko, Pauline Zulu, Lushoma Mweemba, Martha Tembo; Grace Chanda, Prisca Chilufya, Hellen Chanda, Racheal Kundananji; Barbara Banda e Kabange Mupopo.
Como esperado, os Estados Unidos dominaram o jogo. Logo aos 14 minutos, Swanson cabeceou a bola no travessão e dois minutos depois já saiu o primeiro gol. Rodman recebeu de Smith dentro da área, cortou a adversária e finalizou para abrir o placar. Aos 23 minutos, Horan trabalhou como garçom e deu assistência para o primeiro gol de Swanson nas Olímpiadas. A camisa nove ainda marcou seu segundo gol na partida aos 25 minutos. Dessa vez, a assistência foi de Smith.
Com 3 a 0 no placar, a Zâmbia teve uma jogadora expulsa, Pauline Zulu. Ainda no primeiro tempo, já começaram as substituições de ambos os times, mas o placar se manteve inalterado.
Na segunda etapa, com as duas equipes muito modificadas, e os EUA descansando suas principais jogadoras, a pressão continuou, mas o quarto gol não saiu. Sólida estreia das americanas contra o adversário mais fraco do grupo.
Além dos EUA e Zâmbia, o grupo B conta com Alemanha e Austrália. Melhor para o time europeu que venceu por 3 a 0. As duas maiores forças do grupo estão dividindo a liderança empatadas em pontos e saldo de gols. Agora os Estados Unidos enfrentam a Austrália e a Zâmbia vai jogar contra a Alemanha.