Neste sábado (18), a Internacional Chaoyang Estrada Real em Ouro Branco (MG) foi marcada por disputas acirradas. Em seu segundo dia, a competição coroou Luiz Henrique Cocuzzi e Iara Caetano como vencedores na categoria elite do cross country olímpico (XCO).
Organizada pela Avelar Sports, a competição definirá os campeões da temporada 2024 com a soma de pontos das três etapas do ano, encerrando-se neste domingo (19).
O XCO, uma prova de percurso mais curto, exige resistência, habilidade técnica e estratégia. A elite masculina percorreu nove voltas no trajeto na Praça de Eventos de Ouro Branco (MG), enquanto a elite feminina completou sete voltas, com uma altimetria máxima de 108 metros.
Na competição masculina, Luiz Henrique Cocuzzi, líder geral da temporada 2024, esperou a última volta para abrir vantagem sobre Sherman Trezza, o vice-campeão, e Gustavo Xavier, que ficou em terceiro. “A pista em Ouro Branco é mais plana, então abri vantagem no final. Estava voltando de dengue e não subestimei meus adversários,” explicou Cocuzzi, da Audax Racing.
Na prova feminina, Iara Caetano, da TSW Sram Racing Team, venceu sua segunda prova em Ouro Branco. Ela manteve um ritmo forte desde o início, superando a líder Luiza Cocuzzi e reeditando o duelo com Sabrina Oliveira, que ficou em segundo lugar. Letícia Cândido completou o pódio em terceiro. “É minha primeira vitória no XCO. Fui dando meu melhor e consegui lançar um ataque no final,” comemorou Iara.
Com os resultados, Luiz Henrique Cocuzzi e Letícia Cândido ampliaram suas lideranças na temporada, abrindo 120 e 113 pontos, respectivamente. Os resultados das provas estão disponíveis no site da GPS Control.
A grande final da Internacional Chaoyang Estrada Real será neste domingo (19) com as provas de cross country maratona (XCM), transmitidas ao vivo pelo canal oficial. A competição também conta pontos para os rankings olímpico e mundial, fazendo parte do calendário internacional da UCI, Ranking Brasileiro e Ranking Mineiro.
A Internacional Chaoyang Estrada Real está em sua sexta edição em Ouro Branco (MG). Desde 2017, a cidade mineira sedia a competição, firmando uma parceria de sucesso com a Avelar Sports. “A cada ano, a participação, estrutura e divulgação aumentam. Nossa cidade é hoje referência na América do Sul para o mountain bike,” destacou o prefeito Hélio Campos.