Olimpíadas

Estreante em Olimpíadas, Renan Gallina é semifinalista dos 200m

Renan Gallina é semifinalistas dos 200m (Foto: Wagner Carmo/CBAt)

“Eu apostei tudo nesse final de prova”, compartilhou o velocista brasileiro sobre a estratégia adotada para avançar à próxima fase da competição

(Foto: Wagner Carmo/CBAt)

Na tarde desta segunda-feira (5), o Brasil garantiu mais uma vaga às semifinais de atletismo masculino nas Olimpíadas de Paris 2024. Na prova classificatória, disputada no Stade de France, o estreante olímpico Renan Correa de Lima Gallina completou os 200m rasos em 20.41s, o terceiro melhor tempo da bateria 2, e avança à próxima fase.

Divididos em seis baterias, os 43 competidores brigaram por vagas diretas às semifinais. Somente os três melhores tempos de cada série se classificaram, os atletas abaixo do terceiro colocado de cada grupo foram automaticamente para a repescagem.

Gallina fez uma corrida estável e acelerou no final do tiro, conseguindo o terceiro lugar entre os velocistas. O brasileiro ficou atrás do líder da bateria Orogot, de Uganda, que finalizou com 20.32s, e Mccoy, das Bahamas, que cravou 20.35s. Na classificação geral, Renan fez o 19º melhor tempo.

Em entrevista à CazéTV, após a classificação, Gallina revelou a estratégia usada para garantir um lugar nas semifinais dos 200m. “Eu apostei tudo nesse final de prova, que eu sei que é meu ponto forte. Eu dei uma de Noah Lyles, recuperando no final algumas posições, o que me deixou qualificar tranquilamente”, disse.

O atleta de 20 anos é o primeiro semifinalista brasileiro na modalidade desde os Jogos Olímpicos de Londres 2012, quando Aldemir da Silva Júnior e Bruno Lins disputaram a prova. O último finalista do Brasil nos 200m foi Claudinei Quirino, que fez o sexto melhor tempo nas Olimpíadas de Sydney 2000.

Gallina é o terceiro atleta brasileiro classificado às semifinais de uma categoria nesta segunda-feira. Mais cedo, Alison dos Santos, o Piu, e Matheus Lima competiram os 400m com barreiras e garantiram o Brasil na próxima fase da prova. A dupla retorna às pistas na quarta-feira (7), às 14h35 (horário de Brasília) para definir os finalistas.

Nos 200m, Renan Gallina também disputará as semifinais na quarta-feira (7), às 15h02 (horário de Brasília). Em caso de classificação, a final está prevista para acontecer na quinta-feira (8), às 15h30 (horário de Brasília).

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo