Um estudo sueco revelou, nesta sexta-feira (17), que jogadores de futebol estão mais propensos a desenvolver demência. Através de dados coletados pela revista científica “The Lancet Public Health”, foi possível observar o surgimento do problema em ex-atletas do esporte com maior frequência que em pessoas não praticantes do esporte.
A morte de Nobby Stiles, campeão da Copa do Mundo de 1966 pela Inglaterra, em 2020 foi um dos fatores que motivaram um maior aprofundamento do estudo sueco. O ex-jogador foi diagnosticado com demência antes de falecer. Por conta disso, a revista científica decidiu investigar mais a fundo dentro do universo do esporte na Suécia.
Buscando um aprofundamento maior no tema, a revista optou por uma análise do laudo médico de atletas que passaram pelo futebol sueco entre 1924 e 2019. Ao todo, mais de 6 mil perfis foram analisados. A partir de então, foi comparado o número de atletas que apresentaram lesão cerebral com amostras de mais de 56 mil suecos não praticantes do esporte.
Diante desta comparação, o estudo sueco concluiu que, somente no país, o risco de lesões celebrais em quem pratica o esporte é 1.5 vezes maior que nas outras pessoas. Para isso, foram consideradas doenças como Alzheimer e outras formas de demência. Apenas os goleiros, que não costumam sofrer choques de cabeça, apresentaram resultados considerados dentro da normalidade.
– Esta pesquisa confirma a hipótese de que o jogo de cabeça explica essa relação entre futebol e doenças cerebrais – disse Peter Ueda, do Karolinska Institutet, para à AFP e reproduzida no portal “Uol Esportes”, sobre o estudo sueco.
Para saber tudo sobre o Outro Lado, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
O estudo sueco, todavia, não é o primeiro a mostrar evidências de que o futebol está ligado ao surgimento de doenças cerebrais. Em 2019, uma pesquisa semelhante foi feita na Escócia e teve resultados mais alarmantes, mostrando que atletas teria 3.5 vezes mais chances de apresentarem problemas neurodegenerativos no envelhecimento.
![](https://controle.esportenewsmundo.com.br/wp-content/uploads/2020/05/novologoenmem45.jpg)