Etapa de Ouro Branco de Estrada Real começa a detalhar pista das provas

A duas semanas para a etapa de 2023 de Ouro Branco (MG) da Internacional Chaoyang Estrada Real de ciclismo, as pistas já estão sendo construídas, com novidades e surpresas em relação ao ano passado. A cidade do interior mineiro receberá as tradicionais corridas de XCO, XCC e XCM, de 19 a 21 de maio.

A competição é organizada pela Avelar Sports, referência em mountain bike.   Esta é a segunda etapa etapa da da Internacional Chaoyang Estrada Real de 2023. A primeira foi em março,  em Itabirito (MG).

Já a terceira, em julho, acontecerá em Arcos, também no interior do estado, conhecido por ser um paraíso dos amantes do esporte. A expectativa é que o torneio reúna cerca de 2.500 ciclistas.    Todas as etapas valem pontos para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, o que reúne a nata do mountain bike nacional e sul-americano. As largadas e chegadas do final de semana acontecem na Praça de Eventos de Ouro Branco, sendo XCO e XCC as principais.

“Para a etapa de Ouro Branco, teremos duas provas com ranking mundial: a de short track na sexta, e a de cross country olímpico no sábado. Ambas, com circuitos desenvolvidos pelo time de pista da Avelar Sports, coordenado pelo Rodrigo Gatti, trail builder responsável por todas as obras da organização.”, revela Mariana Gomes, gerente geral da Avelar Sports.

A prova de XCC, o short track, terá 20 minutos e mais uma volta de 1 km. A pista é similar a do ano passado, com uma nova alça e uma nova rampa, o que deixa o circuito ainda mais desafiador. Estima-se que os atletas de elite façam uma volta completa em dois minutos e tornando a prova exatamente como deve ser: explosiva, rápida e exigindo força nas pernas.  

Em 2023, haverá a prova de XCO, o  cross country olímpico. No ano passado, não houve, por conta da estrutura do local. A pista terá em torno de 4km e o número de voltas ainda será definido. 

O terreno não tem muitos obstáculos naturais e os atletas poderão encontrar diferentes tipos de pulos, drops e mesas e subidas no percurso. Um trecho da pista de XCO será a pista do short track. Portanto, os atletas que participarem de ambas as provas poderão já ter domínio de boa parte da prova de XCO.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo