Z - Futebol Agência ENM

Eterno Rei, Pelé fez do Corinthians a maior vítima de sua carreira

Pelé fez do Corinthians sua maior vítima em seus 21 anos de carreira. O clube que o Rei mais balançou as redes em toda sua trajetória como atleta foi o Timão, que, inclusive, é um dos maiores rivais do Santos Futebol Clube, o que só enaltece esta curiosidade. Destacar esse feito foi a maneira que esta editoria do Sport Club Corinthians Paulista encontrou de relacionar o Rei do Futebol com o clube do Parque São Jorge e, de certa maneira, homenageá-lo também.

No entanto, antes de ser um impiedoso adversário que causava medo aos torcedores corintianos, Pelé era torcedor declarado do Timão, pelo menos é o que garante alguns amigos de infância. Vivendo em Bauru, cidade do interior do estado de São Paulo, o Atleta do Século viu bons momentos de conquistas estaduais do Corinthians nos anos de 1951 e 52, sendo vice-campeão anteriormente nos anos de 1945, 46 e 47. Essa fase competitiva do clube paulista tinha como um dos principais jogadores o centroavante Baltazar, que inspirava o pequeno Edson Arantes do Nascimento.

— Ele era corintiano, sim. Eu também era e ainda sou. Ele era também muito fã do Baltazar. Todo gol que fazia de cabeça, saía gritando que era gol do Baltazar — contou Raul Marçal da Silva, melhor amigo de infância do Rei, ao Globoesporte em 2010.

Em entrevista à CNN Brasil em março de 2020, Pelé ainda deu mais alguns detalhes dessa história:

— Em Bauru, na época que joguei no Baquinho, todo garoto era corintiano. Eu era BAC, porque meu pai jogava no BAC, mas tinha uma simpatia e meus amigos todos eram corintianos, enquanto meu irmão Zoca era palmeirense. Lembro que às vezes a gente ia jogar partidas de botão, na época era uma febre. Eu perdia para o Zoca, eu como Corinthians e ele como Palmeiras. E quando eu vim para o Santos fazer o teste e tal, todo mundo falava: “o Pelé era do Corinthians” e eu não tinha estado no Corinthians. Só que uma coisa é verdade: meu time de botão era corintiano, mas com 13, 14 anos — afirmou Pelé.

Torcendo ou não para o Corinthians, o fato é que Pelé encantou a todos os amantes e não amantes do futebol ao redor do mundo. Edson, o maior jogador da história do futebol, conquistou três títulos de Copa do Mundo — o que nenhum outro jogador conseguiu fazer —, anotou 1281 gols na carreira, segundo a CBF, o que o torna o futebolista com mais gols na história do esporte. Além disso tudo, foi eleito o Atleta do Século no século XX; parou os conflitos bélicos entre o Congo Belga e a Nigéria, em 1969, em excursão do Santos à África e fez obras sociais no mundo todo: esses são só alguns dos feitos do Rei Pelé. E, talvez o mais importante, espalhou ao planeta uma mensagem que ele acreditava ser essencial aos seres humanos: o amor.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo