Nesta segunda-feira (22), faleceu Johnny Dumfries, ex-piloto da Fórmula 1 e vencedor das 24 Horas de Le Mans. John Colum Crichton-Stuart, popularmente conhecido como Johnny Dumfries, foi o 7º Marquês de Bute, ele largou a aristocracia para viver o mundo do automobilismo.
Companheiro de Senna na Lotus em 1986, o britânico teve como marca mais importante na F1 um 5º lugar no Grande Prêmio da Hungria daquele ano. E contabiliza 3 pontos na categoria, seu último GP foi na Austrália em 1986. E foi piloto de testes para a Scuderia Ferrari no ano anterior em 1985.
Posteriormente o Marquês de Bute venceria as 24 horas de Le Mans em 1988, ao lado de Jan Lammers e Andy Wallace com o bólido do Jaguar XJR-9LM. Abandonando o automobilismo em 1993 depois do falecimento de seu pai, que tinha o mesmo nome.
A notícia de sua morte foi divulgada na tarde desta segunda-feira (22) e sua família declarou que ele era um marido devoto, pai, irmão, tio, filho e avô, e amado por todos. A causa da morte foi declarada como uma doença curta. Sua morte causou grande comoção no mundo do automobilismo, com reações pública de várias equipes atuais e de ex-companheiros de grid de Dumfries.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.