Após uma temporada de destaque em 2022 no Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores da América, somado ao título do Campeonato Carioca, o Fluminense inicia o ano de 2023 em busca de voos mais altos.
O clube adotou a estratégia de manter os destaques da temporada passada, com maior foco para a renovação do artilheiro Germán Cano, do meia PH Ganso e o técnico Fernando Diniz. A diretoria entendeu que o elenco carecia de apenas algumas peças, sem perder o entrosamento da equipe que teve uma performance elogiada na última temporada.
Dentre as caras novas que chegaram para somar ao elenco estão o goleiro Vitor Eudes, o zagueiro Vitor Mendes, os laterais Guga e Jorge, o meia Lima e o atacante Keno.
O arqueiro vem para substituir Marcos Felipe, que está a caminho do Bahia. O mesmo aconteceu com a zaga, uma vez que David Duarte deve deixar o clube. As laterais já eram prioridades da diretoria durante a última temporada e foi alvo de bastante crítica por parte dos torcedores. Já no setor ofensivo, pouca coisa mudou. No entanto, Gabriel Teixeira é um dos nomes que pode deixar as Laranjeiras.
Nesse novo ano, o Tricolor Carioca entra com um time mais sólido e ajustado. As carências identificadas em 2022 parecem ter sido preenchidas. Dessa forma, o Flu aposta no entrosamento do elenco e o marcante trabalho ofensivo colocado em prática pelo técnico Fernando Diniz para buscar os títulos nacionais e a tão sonhada Libertadores da América.