Automobilismo

F1 2023: Saiba equipes e pilotos que participaram da estreia da pré-temporada

Divulgação/Fórmula 1

Os testes de pré-temporada da Fórmula 1 começaram hoje, quinta-feira, no Bahrein, e todas as equipes já foram para a pista para coletar dados e analisar as mudanças feitas nos carros. Cada equipe pode testar um carro, o que significa que os pilotos compartilham o cockpit. Algumas equipes revezam seus pilotos, um no treino da manhã e outro no da tarde, como a maioria, e outras, como a Red Bull, utilizam um piloto por dia.

Confira quais pilotos e equipes foram para as pistas na estreia da pré-temporada

No treino da manhã, foram para a pista: Verstappen, Sainz, Russel, Zhou, Gasly, Tsunoda, Piastri, Albon, Hulkenberg e Drugovich.

Max Verstappen – Red Bull

Carlos Sainz passou quase que a sessão inteira na frente, mas, com pouco mais de 30 minutos para o final do teste, o bicampeão mundial Max Verstappen fez 1min32s959 e ultrapassou o espanhol com uma diferença de 0s294. Helmut Marko, consultor da Red Bull, diz que eles estão satisfeitos e que o planejado pela equipe ocorreu sem dificuldades. Além disso, Marko observou que o desgaste dos pneus está bom, comparado com as outras equipes e que Max conseguiu melhorar seu controle de desgaste de pneus (algo que foi um problema para o campeão em temporadas anteriores).

Ferrari

Apesar de ter ficado em segundo lugar, a Scuderia Ferrari chamou a atenção com a sua asa dianteira, que estava tendo o bico “sugado” nos trechos de alta velocidade. Logo a italiana confirmou que isto não era parte do projeto e chamou Sainz para o box para poder trocar o bico. 

Drugovich – Aston Martin

Lance Stroll sofreu um acidente de bicicleta logo antes do início dos testes e por isso foi substituído pelo brasileiro Felipe Drugovich. Logo que foi para a pista, a Aston Martin apresentou problemas eletrônicos e Drugovich precisou parar na curva quatro, com bandeira vermelha. A sessão ficou parada por 20 minutos até o carro ser removido.

Alex Albon – Williams

Líder em quilometragem, com 74 voltas, Alex Albon e a Williams terminaram o treino com o terceiro melhor tempo. Inclusive, o piloto tailandês diz estar surpreso com a melhora no equilíbrio do carro.

Zhou, Russell, Hulkenberg vieram logo depois. Com o menor número de voltas, um total de 40 e com 1min34s564, Drugovich conseguiu um sétimo lugar. O tempo do brasileiro foi seguido por de Tsunoda, Gasly e por último, Oscar Piastri. 

Segundo turno

Já na parte da tarde, os pilotos que assumiram o volante foram: Leclerc, Hamilton, Ocon, Norris, Bottas, Alonso, Magnussen, De Vries, Sargent e Verstappen. Em 1h de treino, nenhum dos pilotos havia conseguido superar o tempo feito por Max na parte da manhã e nem mesmo entrar no top-10 que havia sido formado também pela manhã. Após 1h15 de sessão, Lewis Hamilton conseguiu chegar em quinto e Charles Leclerc foi para sétimo. 

Max, que dirigiu para a equipe austríaca tanto no período da manhã quanto da tarde, conseguiu baixar ainda mais seu tempo e cravou 1min32s874. Em seguida, Fernando Alonso superou o tempo de seu conterrâneo, Carlos Sainz, e fez 1min32s866, conseguindo o segundo melhor tempo. 

Ao final do primeiro dia de testes, espera-se que o tempo das equipes melhore, tendo em vista que na maior parte do dia os carros estavam carregando equipamentos para medição de fluxos aerodinâmicos. 

É possível ver maiores mudanças em alguns carros do que em outros. No RB19, por exemplo, é encontrado um maior nível de detalhamento nas extremidades do assoalho, já na Alpine, é visto um bico mais largo e achatado, além de um desenho diferente para as aletas da asa dianteira. 

Algumas das principais mudanças no carro, de forma geral, são: as bordas do assoalho, que foram levantadas em 15mm; a altura da “garganta” do difusor foi aumentada e também a rigidez de sua borda; um sensor adicional foi exigido para monitorar mais eficientemente o fenômeno do porpoising. 

Um dos maiores problemas das equipes no ano passado foi o porpoising, algo que por enquanto não foi visto com tanta intensidade neste primeiro teste. “Eu ainda não vi os carros balançando agressivamente como no ano passado, o que é um resultado das mudanças deste ano” diz Sam Collins, especialista técnico da Fórmula 1.

Os testes continuam nesta sexta-feira e terminam no domingo, com a temporada estreando no próximo final de semana, também no Bahrein.

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