Automobilismo

F1: apagão, atraso e Bortoleto em P12; dia de treinos lança pré temporada 2025

Bandeira vermelha e estreia brasileira marcam o primeiro dia de testes da F1 no Bahrein. Confira destaques do primeiro dia.

Foto: Divulgação/F1

A sessão vespertina do 1º dia de treinos em Bahrein terminou 1 hora depois do previsto, após uma bandeira vermelha que paralisou o circuito por 1 hora. O motivo, no entanto, não foi um acidente como se é de praxe, mas sim uma queda de energia que deixou os circuitos e os boxes das equipes no escuro.

Além da primeira bandeira vermelha de 2025, o dia de treinos foi marcado pela performance de Lando Norris, que fez o melhor tempo entre os dois turnos, e a estreia do brasileiro Gabriel Bortoleto, que fez o 12º melhor tempo, ficando a frente de pilotos como Lewis Hamilton, Fernando Alonso e Oscar Piastri. Confira os destaques do dia de treinos nessa quarta-feira (26).

A segunda sessão de treinos teve início às 9h, horário de Brasília, como previsto. Confira os pilotos que foram para a pista no período da tarde:

  • Lando Norris (McLaren)
  • Charles Leclerc (Ferrari)
  • Max Verstappen (Red Bull)
  • George Russell (Mercedes)
  • Lance Stroll (Aston Martin)
  • Pierre Gasly (Alpine)
  • Esteban Ocon (Haas)
  • Isack Hadjar (Racing Bulls)
  • Carlos Sainz (Williams)
  • Gabriel Bortoleto (Sauber)

Isack Hadjar, vice-campeão da Fórmula 2 em 2024, foi o primeiro a ir para a pista, quase 20 minutos após a luz verde. Logo depois, o atual campeão da Fórmula 1, Max Verstappen, entrou na pista e conquistou o segundo melhor tempo logo nos primeiros minutos.

O piloto mais aguardado pela equipe brasileira, no entanto, era Gabriel Bortoleto, que só saiu dos boxes às 09h45, pelo horário de Brasília. 

Confira o momento em que o brasileiro deixou a garagem pela primeira vez:

https://twitter.com/stakef1team_ks/status/1894744452301791304?s=46

Depois de 1 hora de treino, George Russell conseguiu superar o tempo marcado pelo seu agora companheiro de equipe, Kimi Antonelli, com uma volta de 1:31.82 e batendo a posição conquistada de manhã pelo italiano.

Charles Leclerc havia acabado de assumir a ponta, com o tempo de 1:30.878, quando a bandeira vermelha foi acionada e os pilotos tiveram que retornar aos boxes. O motivo foi a queda de energia no circuito de Bahrein. A chuva que seguiu deixou o treino parado por mais de 1 hora, até que a energia fosse reestabelecida completamente.

Mas redes, Oscar Piastri, que participou do treino matutino, aproveitou para ironizar o momento:

“Quem apagou as luzes?”, escreveu o piloto australiano.

Como compensação, a FIA determinou que o treino iria até às 14h, estendendo em 1 hora o tempo original, que iria até às 13h (horário de Brasília).

Logo na volta pós bandeira vermelha, Gabriel Bortoleto cravou 1:32.718, subindo para a 19º posição. O brasileiro ainda melhorou sua volta a menos de 10 minutos para o final do treino, cravando 01:31.690 e terminando o primeiro dia de treinos na 12ª posição, à frente de pilotos como Hamilton, Alonso e Piastri.

Também logo após a volta, Lando Norris fez o tempo de 01:30.430, cravando a volta mais rápida do dia, que garantiria ao inglês o 1º lugar até o fim dos treinos. Ainda houveram disputas entre Verstappen, Leclerc e Russell pelas demais posições.

Confira a tabela final considerando os dois turnos de treino:

Via: @F1/Twitter

Os treinos pré temporada se estendem até sexta, com as equipes tendo a oportunidade de fazer os ajustes finais nos carros para uma das temporadas mais aguardadas da Fórmula 1, que começa oficialmente no dia 14 de março, no fim de semana do Grande Prêmio da Austrália.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo