Automobilismo

F1: Piastri vence GP do Azerbaijão e McLaren assume a liderança no campeonato de construtores

O piloto da McLaren segurou a pressão de Leclerc, enquanto Russell herdou a terceira colocação após colisão nas voltas finais.

Foto: F1

No Grande Prêmio do Azerbaijão, disputado neste domingo (15) pela 17ª etapa da Fórmula 1, o australiano Oscar Piastri, da McLaren, garantiu a vitória ao ultrapassar Charles Leclerc, da Ferrari, na 20ª volta e manter a liderança até o fim da prova. Apesar da pressão do pole position, Piastri não cedeu e conquistou sua segunda vitória na temporada, vencendo o monegasco por 10,910 segundos.

Um dos principais destaques aconteceu na penúltima volta. Pérez, que tentou ultrapassar Leclerc, foi bloqueado por Sainz e perdeu sua posição. O mexicano tentou recuperar, mas isso resultou em uma colisão que eliminou os dois da corrida e acionou o safety car virtual.A batida entre os dois garantiu o terceiro lugar para George Russell, da Mercedes, que vinha na 4 posição se beneficiou do incidente.

Norris e Verstappen disputam posições, enquanto novatos se destacam

Lando Norris, companheiro de equipe de Piastri, foi outro destaque, escalando o grid desde as últimas posições, após um erro nos treinos classificatórios, e terminando a corrida em quarto. Max Verstappen, que largou em sexto, travou uma disputa acirrada com Norris, mas acabou em quinto lugar, mantendo seu jejum de vitórias que já dura sete corridas. 

Com isso, a diferença de pontos entre os dois pilotos mais bem colocados diminui para 59, com Verstappen ainda na liderança. Já a McLaren assume a liderança do campeonato de construtores, superando a Red Bull Rancing.

Se a vitória de Piastri coloca a McLaren em destaque, a situação da Red Bull segue complicada. Além da colisão de Pérez, Max Verstappen continua sem vencer desde julho, ampliando seu maior jejum desde 2019. A equipe austríaca enfrentou dificuldades em Baku, com um desempenho abaixo do esperado de ambos os pilotos.

Entre os estreantes, o argentino Franco Colapinto, da Williams, brilhou ao terminar em oitavo lugar, pontuando pela primeira vez em sua carreira. Oliver Bearman, da Haas, também fez uma corrida sólida e fechou o top 10.

A Fórmula 1 retorna no próximo fim de semana para o GP de Singapura, com a expectativa de mais uma corrida cheia de disputas e surpresas nas ruas de Marina Bay. 

Classificação final do GP do Azerbaijão de Fórmula 1 2024:

1. Oscar Piastri (McLaren)  

2. Charles Leclerc (Ferrari)  

3. George Russell (Mercedes)  

4. Lando Norris (McLaren)  

5. Max Verstappen (Red Bull)  

6. Fernando Alonso (Aston Martin)  

7. Alex Albon (Williams)  

8. Franco Colapinto (Williams)  

9. Lewis Hamilton (Mercedes)  

10. Oliver Bearman (Haas)  

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo