Um dos jogadores mais experientes do Fluminense, Fábio foi extremamente fundamental para o ano vitorioso do Tricolor. No auge de seus 43 anos, o goleiro pareceu ter envelhecido como vinho e entregou atuações ao longo do ano como se fosse um jovem. Do elenco atual, o camisa 1 foi o que mais atuou em 2023, com 67 jogos, igualando os anos de 2005 e 2014 como as temporadas com mais partidas em sua carreira.
Num todo, o ano de Fábio foi espetacular, mas entre maio e junho, o goleiro foi o principal jogador do Fluminense. O Tricolor passava por uma fase de oscilação e o camisa 1, com atuações exuberantes, salvou o Flu do pior. Sua partida contra o Fortaleza no final do mês de abril foi uma das melhores de sua temporada e, mesmo com a derrota, evitou que a situação piorasse para os comandados de Fernando Diniz.
Uma coisa é certa: o goleiro viveu uma temporada dos sonhos. Assim como o Fluminense venceu a Libertadores pela primeira vez. Ambos bateram na trave em 2008 e 2009. Há dois anos, quando chegou ao Flu, o mesmo havia tido a contratação colocada em dúvida por um dos preparadores de goleiros do clube.
– Tive uma conversa muito marcante com o André Carvalho, preparador de goleiros, na minha sala. Eu falei: “Cara, vou trazer o Fábio”. Ele falou: “Poxa, presidente, ele já está com mais de 40 anos, eu tenho algumas dúvidas”. Eu falei: “André, a gente tem uma relação de anos, mas essa contratação eu não estou te consultando. Eu estou dizendo para você que eu vou fazer.
– Com um mês de trabalho, o André foi na minha sala e falou: “Presidente, o cara é incrível”. E aí, numa conversa de comissão técnica, alguém falou que ele não joga com o pé. E o Fernando falou: “Mas vai aprender a jogar comigo – disse Mário Bittencourt em entrevista ao documentário “Todo dia é 4 de novembro”.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
Fábio mostra que, mesmo com uma idade avançada, é possível continuar em alto nível. Com 43 anos, o goleiro tem contrato com o Fluminense até o fim de 2025 Se cumprir o novo contrato até o fim, o camisa 1 irá jogar até completar 45 anos, tendo a chance de entrar no top 10 de goleiros com mais jogos pelo clube e se isolar mais ainda como o jogador mais velho da história do Tricolor.